Previous Next

A Aliança do Pensar e do Agir

O Teatro Ribeiro Conceição recebeu, na passada terça-feira, dia 18 de maio, pelas 17h30, a conferência “A Aliança do Pensar e do Agir”. A cerimónia contou com a entrega do prémio “Professora Adriana Lima” à Mestre Joana Valente, autora da obra “Gestão estratégica- um desafio do setor social”, publicada pela Editorial Cáritas.

Joana valente mostrou-se grata por todo o apoio recebido por parte dos professores da Escola Superior de Tecnologia Gestão de Lamego, em especial da professora Paula Marques dos Santos, orientadora da tese de mestrado.
“A imagem para a capa do meu livro não foi escolhida em vão. Esta imagem, é a imagem de uma plantação que pode estar associada à minha perspetiva acerca do mundo de trabalho na área social. Transmite a necessidade de sermos capazes de nos adaptar, de sermos resilientes num mundo em que, cada vez mais, tenta que nos conformemos com as condições a que estamos sujeitos. A necessidade de criarmos não só as nossas raízes, mas também as raízes de um projeto, de tornar algo sustentável, a necessidade de cuidar e cultivar os nossos projetos tentando alcançar sempre mais e melhor, tanto para nós, como para todas as pessoas que estão envolvidas”.

O prémio foi entregue por Rita Valadas, presidente da Cáritas portuguesa, um momento que afirmou ser “especialmente interessante”, considerando o tema do livro premiado como “muito importante”.
“A gestão estratégica das respostas sociais ou de qualquer desafio do setor social é um olhar ao qual, muitas vezes na loucura do fazer, não se dedica grande tempo. Ter a oportunidade de alguém nos oferecer algum pensamento sobre isto é importante, sobretudo se quiser continuar a colaborar, na prática”.

A presidente da Cáritas portuguesa lembra que “não chega ter o pensamento e largar a ideia” afirmando que “devemos transformar as ideias em ações para que se aprenda com todas as adversidades do dia-a-dia. É essa a virtuosidade daquilo a que nós nos dedicamos quando fazemos investigação, é bom que tenham reflexo na prática”.

A conferência recebeu também o lançamento do livro “Gestão de Organizações Sociais” da autoria de Paula Marques dos Santos, professora adjunta do Instituto Politécnico de Viseu.
O evento decorreu com tranquilidade, seguindo as normas de segurança da Direção Geral de Saúde (DGS).

 

in Voz de Lamego, ano 91/28, n.º 4610, 25 de maio de 2021

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147