Conselho Pastoral Diocesano

De acordo com o que estava agendado no Plano Pastoral Diocesano, realizou-se, no passado sábado, dia 5 de junho, das 9h30 às 11h, o Conselho Pastoral Diocesano, no Seminário de Lamego. Depois da prolongada interrupção, eis que surge a oportunidade de, presencialmente, se fazer esta reunião, em ordem a preparar o próximo ano pastoral.

Dadas as condições pandémicas atuais, o encontro foi mais breve no tempo de realização. Mais reduzido nos assuntos da agenda de trabalhos. Mais restrito no número de convocados. Só mais alargado no espaço de acolhimento dos intervenientes.

Sob a presidência do Senhor Bispo, D. António Couto, os trabalhos começaram com um tempo de oração e logo de seguida se passou aos dois pontos essenciais da agenda: a avaliação geral do último ano/plano pastoral e a discussão/decisão do tema pastoral para o ano 2021/2022.

No respeitante à avaliação do ano pastoral em curso, foi exposto e avaliado, sobretudo, o trabalho de alguns departamentos e movimentos que conseguiram levar por diante um conjunto de ações em formato digital, através das diversas plataformas que a internet hoje nos possibilita para chegar às pessoas. Ressalvando sempre que há público-alvo mais propenso que outro para este tipo de iniciativas, o balanço é bastante positivo. No entanto, fica também explícita, no final de um ano “on-line”, a conclusão de que as participações e presenças nas atividades via net têm vindo a decrescer e a perder um certo encanto e capacidade de mobilização. Lê-se, através deste fenómeno, um certo saudosismo do contato físico. Contudo, por algumas atividades que já foram sendo feitas presencialmente (p. ex. a Jornada Diocesana da Juventude) percebe-se que o regresso das pessoas em grande número não está a acontecer ao ritmo desejado. Isto denuncia um certo medo, ainda, ou um certo comodismo a que as pessoas se devotaram nos tempos do confinamento.

Quanto ao tema pastoral para o próximo ano, impõe-se a necessidade de ter em consideração várias propostas que estão na ordem do dia. Por um lado, o Ano da Família e o Ano de São José que estão em curso. Por outro lado, a aproximação e a necessidade de preparação remota da Jornada Mundial da Juventude, em Portugal. E, por outro lado ainda, o terceiro ano do triénio iniciado em 2018, na nossa diocese, que ficou suspenso com a chegada da pandemia. A decisão, mais ou menos unânime, foi de que se faça um plano pastoral diocesano para 2021/2022, conciliando todas estas frentes.

O Senhor Bispo encerrou a reunião agradecendo a colaboração, o empenho e a motivação de todos, pedindo que todos continuem comprometidos e a comprometer muitos outros.

 

Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 91/30, n.º 4612, 8 de junho de 2021

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147