Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa – 14 de setembro de 2021

1. Tendo em conta a situação atual da evolução da pandemia, continuaremos a realizar as nossas celebrações e atividades pastorais com os devidos cuidados sanitários e de segurança, quanto à higienização, uso de máscaras e razoável distanciamento.
Recomendamos que, com os devidos cuidados e observância das normas, sejam dignificadas as exéquias cristãs e se realizem as procissões e outras atividades pastorais, como a catequese e outros encontros.
De acordo com o evoluir da situação e as orientações das autoridades de saúde, serão tomadas novas orientações na reunião do Conselho Permanente de outubro e, sobretudo, na Assembleia Plenária de 8-11 de novembro.

2. Sobre o processo sinodal convocado pelo Santo Padre para toda a Igreja, que vai decorrer de outubro de 2021 a outubro de 2023, sobre o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Conselho tomou nota das orientações vindas da Secretaria Geral do Sínodo, expressas no Documento Preparatório e no Vademecum com os seus quatro anexos, e salientou o seguinte no que diz respeito às Dioceses e à Conferência Episcopal:

- Cada Diocese fará a abertura do processo sinodal numa celebração litúrgica, no dia 17 de outubro de 2021.
- Cada Bispo Diocesano nomeará uma Pessoa de Contacto e uma Equipa Sinodal Diocesana para coordenar e dinamizar o processo (essa equipa manterá funções até 2023 e a seguir, na fase de receção do Sínodo).
- As perguntas essenciais e as dez áreas temáticas encontram-se no Vademecum.
- No final do processo, cada Diocese fará uma Síntese de 10 páginas, segundo metodologia apresentada no Vademecum e anexos, a qual deverá ser enviada ao Secretariado Geral da CEP até finais de março.
- Também até finais de março, cada Diocese fará uma Reunião Pré-Sinodal, centrada na celebração da Eucaristia, apresentando nessa altura a Síntese preparada.
- A partir das Sínteses diocesanas, um grupo nomeado pela CEP fará a Síntese final, também de dez páginas, a ser enviada em abril à Secretaria Geral do Sínodo.
- A Reunião Pré-Sinodal da CEP coincidirá com a Assembleia Plenária de 25-28 de abril de 2022.
- O Secretário da CEP será a Pessoa de Contacto com a Secretaria Geral do Sínodo.

3. O Conselho apreciou uma proposta de agenda para a próxima Assembleia Plenária, a qual terá a sua aprovação final na reunião do Conselho Permanente de outubro.

4. No âmbito da JMJ Lisboa 2023, o Conselho aprovou uma proposta de estudo “Jovens, fé e futuro”, que será realizado pelo Centro de Estudos em Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa.
Congratulou-se ainda pelo bom andamento da peregrinação dos Símbolos (Cruz e Ícone de Maria) em Angola, na Polónia e agora na Espanha, antes de se iniciar nas Dioceses portuguesas a partir de novembro de 2021.

5. O Conselho manifestou a sua congratulação pelo início da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, cuja inauguração aconteceu hoje.

6. O Conselho expressou a sua oração e homenagem a dois homens recentemente falecidos: Dr. Acácio Catarino, sempre atento às questões sociais, nomeadamente como Presidente da Cáritas Portuguesa; Dr. Jorge Sampaio, pelo serviço à democracia e à sociedade, como Presidente da República e em vários cargos a nível internacional.

7. O Conselho apelou ainda ao direito e dever dos cidadãos em participarem nas próximas eleições autárquicas através do seu voto livre, consciente e democrático.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147