Previous Next

Peregrinação diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa

Depois de um ano marcado pela pandemia que ainda vivemos e que nos limitou nas atividades pastorais, pudemos viver, ainda que com algumas restrições, a peregrinação diocesana do Movimento da Mensagem de Fátima ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, no passado dia 09 de outubro.

Num belo dia de Outono, que amanheceu soalheiro, iniciamos no Recinto do Santuário com a Saudação a Nossa Senhora, orientada pela Paróquia de Vila Nova de Foz Côa, seguida da oração do Terço, orientada pelo assistente diocesano, com a colaboração de algumas Paróquias na leitura dos textos e na recitação das dezenas. Em A Santa Missa foi presidida pelo Sr. D. Jacinto Botelho, bispo emérito da nossa Diocese de Lamego e concelebrada por vários sacerdotes da diocese, estando ainda presentes, o assistente nacional que termina as suas funções, Pe. Manuel Antunes e o Pe. Daniel Mendes, novo assistente nacional.

Na homilia, o Senhor Bispo lembrou o Sim de Maria, que nos ensina também a dizer sim. A Mensagem de Fátima, que é profundamente evangélica, ensina-nos que o Senhor que é misericordioso e se compadece dos seus filhos, pede-lhes ao mesmo tempo conversão e emenda de vida. A bondade de Deus mostra-nos que devemos evitar e afastar o pecado da nossa vida. Por isso, Nossa Senhora em Fátima, lembra-nos a necessidade de conversão e mudança de vida, pedindo-nos ao mesmo tempo que rezemos o terço todos os dias, individualmente, em família ou na comunidade cristã. A penitência que o Senhor nos pede, por meio de Nossa Senhora em Fátima, é o cumprimento fiel do dever de cada um.

Da parte da tarde, realizou-se a assembleia diocesana, onde foram entregues terços aos coletores do Jornal Voz da Fátima, como reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação. Entregaram-se ao Senhor Padre Manuel Antunes as constituições dos grupos “Consolai o Vosso Deus” que têm como missão viver o encontro com Jesus Sacramentado a exemplo dos Pastorinhos, reparando as indiferenças para com este Sacramento. Foi ainda oferecida uma recordação ao Senhor Padre Manuel Antunes e ao Senhor Padre Silvestre em reconhecimento do seu trabalho no Movimento da Mensagem de Fátima, a nível nacional e diocesano.

Com esta peregrinação iniciamos o novo ano Pastoral com o tema: Levanta-te! És testemunha do que viste! pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora e dos Pastorinhos, que abençoe o Movimento e todos os Mensageiros.

 

Pe. Diogo Rodrigues, in Voz de Lamego, ano 91/46, n.º 4628, 13 de outubro de 2021

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147