Previous Next

Diocese de Lamego na segunda semana com os símbolos da JMJ

Foi na noite de 10 de julho, que os símbolos da JMJ foram passados, com muita alegria, pelas mãos dos jovens da Zona Pastoral de Lamego para a Zona Pastoral de Resende.

A peregrinação teve início na Paróquia de S. Martinho de Mouros, cuja primeira atividade se prolongou pela noite dentro com muita animação e oração. A jornada continuou, desde mais perto do rio até ao Monte de S. Cristóvão, de onde foi possível ter uma vista privilegiada sobre esta região. Durante dois dias, os símbolos foram de mão em mão, de paróquia em paróquia, para se vivenciarem, junto deles, os mais diversos momentos e celebrações. Na noite de dia 12 de julho, fizemos caminho desde a Santa Casa da Misericórdia de Resende, até à Igreja da Imaculada Conceição para a celebração da passagem dos Símbolos para a Zona Pastoral de Cinfães. Uma celebração que contou com a presença do Sr. Bispo e mais de 500 pessoas que se quiseram juntar a este momento tão marcante para toda a comunidade. Vimos vontade, vimos esforço, vimos Cristo! E foi em ambiente festivo que foram entregues a Cruz e o Ícone Mariano aos jovens de Cinfães que, de forma calorosa os acolheram e rumaram Oliveira do Douro, onde permaneceram junto dos símbolos durante a noite. À semelhança do que tem acontecido nas outras Zonas Pastorais, também aqui foi tão bonito de ver a diversidade de lugares e de pessoas da nossa Diocese e receber este reforço de que Deus chega a todos e que é acolhido na simplicidade deste vasto povo de Deus! Por maiores ou menores que sejam as diferenças das paróquias e das pessoas, é igual este sentimento de querer estar junto da Cruz, de Maria, com o melhor que cada um pode dar de si!

Durante 4 dias percorremos a Zona Pastoral de Cinfães, que se dedicou para que a passagem dos símbolos fosse intensa e, a despedida dos mesmos, ocorreu no sábado, dia 16! Após a Eucaristia dos Finalistas da Escola Secundária de Cinfães, seguiu-se um jantar partilhado e um sarau cultural que contaram com a presença do nosso Bispo, D. António. Ao som do Hino da JMJ, sucedeu-se a entrega da Cruz e do ícone de Maria aos jovens da Zona Pastoral de Castro Daire, para mais uns dias intensos!

Repleta de sorrisos e lágrimas junto à Cruz, música, oração, caminhadas, inaugurações de outdoors, encenações, Via Sacras, entre tantas outras coisas. Vivemos uma semana surpreendente, sempre em ambiente de festa e oração, apesar do cansaço! Vivemos JMJ!

A noção de estarmos perante algo único, move sem dúvida os corações e, das coisas mais bonitas que vimos (e temos visto), foi sem dúvida a disponibilidade, a entreajuda, entrega e dedicação de todas as pessoas, todas as paróquias sem exceção, desde as crianças aos mais idosos, dos locais mais pequenos aos maiores. Ver e viver esta necessidade de acolher, carregar, tocar a Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, dois símbolos que são muito mais do que símbolos, mas que são histórias, toques, preces, sonhos… são alento de milhares de pessoas, são JMJ! Mais uma semana se segue, e continuamos com alegria a viver e levar estes símbolos porque há, de facto, pressa no ar!

 

Inês Gonçalves, COD Lamego,
in Voz de Lamego, ano 92/36, n.º 4667, 20 de julho de 2022

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147