Nota Pastoral sobre a Solenidade de N. S. dos Remédios
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
Nota Pastoral

1. No próximo dia 8 de Setembro, Dia de Domingo, a Igreja que vive na Cidade de Lamego celebra a Solenidade de Nossa Senhora dos Remédios, sua Padroeira principal.

2. Nossa Senhora dos Remédios é, com certeza, nas suas coordenadas culturais e religiosas, o ponto mais alto da cidade de Lamego, mas a sua expressão maternal de Mãe de Deus e nossa Mãe atenta e carinhosa está profundamente enraizada nos corações de todos os seus filhos e filhas que vivem sob o céu e sobre o chão da nossa Diocese de Lamego, estendendo-se também um pouco por todo o nosso país e ainda pelo estrangeiro, onde tanta gente sente na carne e na alma as dores, aflições e angústias da condição humana e do tempo presente.

3. O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a sua Casa, situa-se no alto do monte de Santo Estêvão. É para esse «lugar alto» que vamos subir todos como peregrinos. Salta à vista, porém, que não se trata tanto de uma subida física, mas sobretudo espiritual, até aos braços maternais de Deus e de Maria, Nossa Senhora dos Remédios. Sim, diz bem o profeta Isaías que, pelo facto de Deus habitar nas alturas, não vive longe de nós, mas perto do humilde e do desamparado, a fim de os animar (Isaías 57,15). É assim que queremos que o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios seja sempre uma Casa aberta e acolhedora para todos os pequeninos e aflitos que procuram consolo para as suas dores e um pouco de esperança para a sua vida.

4. Sim, amados irmãos, a nós, Igreja de Deus que vive nesta Cidade e nesta Diocese de Lamego, compete-nos, nestes tempos difíceis, sinuosos e poeirentos que atravessamos, saber pôr a mesa e acender a lareira, para que esta Casa de Deus e de Nossa Senhora dos Remédios seja um lar belo e acolhedor, onde todos aprendamos outra vez a sentir-nos verdadeiramente filhos e irmãos.

5. Apelo, por isso, a todos, sobretudo aos meus irmãos mais pequeninos, que se abrigam no colo de Nossa Senhora dos Remédios, a marcarem presença activa, peregrinante e orante, de modo a enchermos de Fé, de Amor e de Esperança todos os caminhos que vão dar ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

6. O Dia Grande da Festa é o Dia 8 de Setembro. Nesse Dia haverá no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, às 10 horas, a Solene Celebração da Eucaristia. E às 16 horas terá lugar a Solene Procissão que, saindo da Igreja das Chagas e atravessando as ruas da cidade, se dirigirá, como é habitual, para o Átrio da Igreja de Santa Cruz, onde, festiva e religiosamente, saudaremos Maria e receberemos a Bênção do Santo Lenho da Cruz do Senhor. Daí, prosseguiremos, numa última «subida» física e espiritual, até ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, onde nos despediremos da nossa Mãe, na certeza de que um dia lá voltaremos outra vez.

7. O nosso Papa Francisco tem apelado aos Cristãos para saírem para as ruas, para aí darem testemunho da sua fé. A nossa Diocese de Lamego está agora, neste final do Ano da Fé, a ser atravessada pelos nossos jovens que, em sucessivas avalanches, querem partilhar com todos e em toda a parte um bocadinho da Alegria do Evangelho de Jesus Cristo. Quero apelar mais uma vez a todos os fiéis da Cidade e da nossa Diocese de Lamego que façamos da Solene Procissão da tarde do dia 8, uma grande manifestação de fé. Não se trata de um espectáculo, ainda que seja belo, para ver, mas de uma celebração de fé para viver, participar, cantar, rezar, testemunhar a nossa fé com ousadia e sem vergonha.
8. Toda a grande Celebração requer que nos preparemos condignamente para ela. Nesse sentido, o Santuário oferece um itinerário de preparação, que decorrerá de 30 de Agosto a 7 de Setembro, com dois momentos altos em cada um dos dias desta novena: às 6 horas da manhã, haverá a Recitação do Terço, Adoração e Celebração da Eucaristia; e às 18 horas, haverá um tempo de oração mariana, orientado pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras. São também oferecidos tempos para a celebração do Sacramento da Reconciliação. No dia 6, no final da Oração da manhã, a imagem de Nossa Senhora dos Remédios será levada em Procissão para a Igreja das Chagas, de onde sairá no dia 8, em Solene Procissão, às 16 horas.

9. Aproveitemos este Ano da Fé para renovarmos a nossa Alegria cristã e a nossa Dedicação à Mãe de Deus e Mãe nossa, que sempre nos acolhe na sua Casa e nos conforta nos seus braços maternais.

Lamego, 9 de Agosto de 2013, Festa de Santa Teresa Benedita da Cruz, Padroeira da Europa

+ António, vosso bispo e irmão