Previous Next

Celebração do Crisma nas Paróquias de Sever e Leomil

O fim de semana 4 e 5 de fevereiro foi repleto de júbilo e gratidão para as paróquias de Nossa Senhora da Conceição de Sever e São Tiago de Leomil pela celebração do Sacramento da Confirmação de 41 jovens.
Após os tempos conturbados da pandemia, que evitou este tipo de celebrações, a expectativa era grande, sobretudo naqueles que incansavelmente contribuíram para que estes dias fossem vividos com grande intensidade.

O entusiasmo, a alegria, a disponibilidade sentidas, desde os encontros de preparação, permitiram tempos de escuta e de diálogo das preocupações destes rostos mais jovens, para que se sentissem parte integrante desta mesma Igreja a que todos pertencemos.

Celebramos a Eucaristia do Quinto Domingo do tempo comum e no Evangelho proclamado, os fiéis eram interpelados a ser sal e luz do mundo. Jesus exorta-nos em cada dia, a levar o sabor do Evangelho e a luz de Cristo a todas as realidades, âmbitos e dimensões da nossa vida, a sermos fermento de transformação dos ambientes em que vivemos e nos movemos. As imagens do sal e da luz exprimem a nossa identidade cristã, uma vez que pretendem sublinhar que a fé cristã não é uma realidade para uso pessoal. É uma realidade contagiante, expansiva, capaz de marcar tudo o que a circunda.

Neste sentido, o nosso Bispo, Dom António Couto, desafiava sobretudo os confirmados, a serem "sal da terra" e "luz do mundo". Neste tempo ainda de "nevoeiro", como será urgente subir de novo à montanha e fazer a experiência de ser luz que alumia o coração do irmão, dar sabor, como o sal, à existência do outro.

Ser sal e ser luz não são atitudes passivas, mas que nos comprometem a assumir gestos concretos de partilha, de proximidade, guiados pelos valores evangélicos. A primeira leitura deste domingo apresentava-nos esta concretização. É na medida em que estamos atentos às necessidades dos outros, que nos tornamos luz do mundo e sal da terra.

Sendo o Crisma o sacramento por excelência em que se recebe os dons do Espírito Santo, seja também para estes jovens crismados oportunidade de se deixarem guiar pela Luz, pelo sopro, pela força, inteligência, sabedoria de Deus.

O final das celebrações ficou marcado pelas mensagens de gratidão pela presença do nosso Bispo, pela dedicação das catequistas, pelo testemunho dos crismados e pela generosidade de tantos membros das comunidades paroquiais.

Aos crismados foi lançado ainda o apelo de se sentirem acolhidos nas comunidades a que pertencem. Ao contrário do que se pensa, e por vezes se vive, o Sacramento da Confirmação não representa o fechar de uma porta, mas de várias que se abrem.

Como precisamos da alegria, da energia e da vitalidade destes rostos jovens na Igreja!

 

Pe Vítor Carreira, in Voz de Lamego, ano 93/12, n.º 4692, 8 de fevereiro de 2023

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147