Visita Pastoral de D. António a Várzea da Serra

A iniciar abril, dias um e dois, o Sr. Bispo, D. António Couto, no seu magistério e ministério episcopal, no serviço mais concreto na Diocese de Lamego, esteve em Visita Pastoral a duas paróquias da Zona Pastoral de Tarouca, confiadas ao Pe. Adriano Assis, Almofala e Várzea da Serra.

No sábado, véspera de Domingo de Ramos, D. António Couto encontrou-se com os crismandos, de Várzea da Serra, oportunidade para conhecer os rostos e refletir com os jovens a importância dos sacramentos, como expressão e vivência da graça de Deus, e as suas implicações na vida quotidiana dos cristãos, dos crismados. A bênção, a imposição das mãos, a unção do óleo do Crisma, dá o dom do Espírito Santo que caberá a cada um colocar em ação, acolhendo, deixando-se converter e tornando-se ator, protagonista da missão, transparecendo Cristo e o Seu Evangelho de amor. Deus dá tudo, não retém nada para Si. Na bênção, as mãos estão voltadas para baixo, abertas, para encontrar as nossas mãos, abertas, voltadas para as de Deus. Ele dá, nós recebemos e, como Ele, devemos continuar de mãos abertas para dar, para partilhar, para espalhar o bem, a alegria, a misericórdia do Senhor. O Sr. Bispo colocou a sua confiança nestes jovens, desafiando-os a não cruzarem os braços, a não desistir diante das dificuldades, a porem os talentos a render e a fazer com que os dons recebidos, vividos, sejam partilhados.

Pelo fim da tarde, a celebração da santa Missa, na Capela de Bustelo, com a liturgia própria de Domingo de Ramos na Paixão do Senhor e com o desafio premente de seguir o Mestre, também nas adversidades, de O aclamar e se deixar trespassar pelo Seu olhar.

O Domingo começou atarefado, mas numa azáfama alegre, por receber o Sr. Bispo. A meio da manhã, a celebração da Eucaristia, com a bênção dos Ramos e com a leitura do Evangelho da Paixão do Senhor, iniciando a Semana Maior da nossa fé. Os cristãos de Almofada manifestaram uma imensa alegria por acolher o senhor Bispo que, por sua vez, deixou palavras de alento e de desafio, de perseverança e de testemunho, de fé e de confiança, falando da sua alegria por estar com esta comunidade e com quantos procuram viver a fé e servir os irmãos. Hoje em Almofala, em outros dias, e sempre que vão por Lamego, as portas do Paço Episcopal, a casa do Bispo, será também a “vossa casa”, lá vos receberei com alegria. Ide e visitai-me.

Ao início da tarde, a visita ao Lar de Várzea da Serra, com a administração do Sacramento da santa Unção. Todos nós, em algum momento, física e espiritualmente, precisamos de alguém que nos ajude a levantar, nos apoie, nos dê alento, seja ânimo. Por este sacramento, Deus manifesta a Sua comunhão connosco na fragilidade; em Cristo, Deus vem para nos “erguer”, nos ressuscitar, para nos dar vida e vida em abundância. A unção visa aliviar o nosso sofrimento e as nossas dores, dar-nos conforto na fragilidade, mostrar-nos que Deus nos deseja todo o bem e que, nas adversidades, Ele segue connosco. Por outro lado, o desafio a que também nós sejamos unção uns para os outros, ajudando, mutuamente, a levantar-nos quando a cruz se torna mais pesada. A força do Espírito de Cristo há ser bálsamo e ânimo para as horas difíceis, sabendo que Ele veio com essa missão: apoiar-nos, fazer-Se comunhão connosco, levantar-nos nas nossas quedas e sofrimentos, envolver-nos e comprometer-nos com o serviço aos irmãos. Para Ele, todos contam, mais novos e mais crescidos, as crianças e os velhinhos. D. António Couto deixou também palavras de gratidão, e incentivo, a todos quantos fazem do trabalho missão e prestam, com competência e profissionalismo, mas também com afeto e carinho, cuidados aos nossos irmãos mais velhinhos.

Seguiu-se a celebração da santa Missa, na Igreja Matriz de Várzea da Serra, precedida da bênção dos Ramos e da Procissão…. Durante a homilia, o Sr. Bispo procurou sublinhar a beleza dos textos e como, através deles, podemos deixar-nos interpelar pelo amor de Deus por nós, acolhendo a Sua misericórdia, a Sua vida inteiramente confiada em nossas mãos. Jesus é despojado de tudo, para tudo nos dar, a Sua vida divina e nos garantir a eternidade. É também por nós, por ti e por mim, que Jesus Se entrega a Deus Pai.

Aos jovens crismandos, como no encontro de preparação, o Sr. Bispo desafiou a agir ao jeito de Jesus, testemunhando a alegria da fé, vivendo uma vida com sentido, promovendo a verdade, a justiça, a fraternidade, não se deixando levar pela onda da moda ou da opinião pública. Importa ser o que somos pelo batismo, “cristãos”, configurando-se a Cristo e tornando-se parecidos com Ele. O crismado é o ungido, é o Cristo e, portanto, também o crismado há transparecer a vida divina que recebeu pelo Batismo, agindo com a força do Espírito Santo, dom do Crisma, em palavras e obras, para contribuir para um mundo mais justo, humano e fraterno.

Aos gestos de acolhimento e carinho, o Sr. Bispo invocou a bênção de Deus, sublinhando a alegria destes dias, em que nos sentimos mais irmãos, no desejo que também outros dias caminhemos juntos, acolhendo a graça de Deus, procurando construir fraternidade.

in Voz de Lamego, ano 93/20, n.º 4700, 5 de abril de 2023