Visita Pastoral de D. António Couto em São Cosmado

A paróquia de são Cosmado formada pelos quatro povos: Cardais, Contim, São Cosmado e Lapinha, foi brindada com a presença do Senhor Bispo de Lamego D. António Couto nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro.

No dia 16 foi visitar o Lar de São Cosmado onde teve o privilégio de contactar com os idosos e com eles sentir as suas limitações e anseios. De seguida lanchou com eles. Visitou também os doentes que se encontram nas suas casas e que estão mais debilitados. Dentro das suas fragilidades e cansaços sentiram-se felizes e gratos pela presença do Senhor Bispo, vendo nele a imagem de Cristo na Terra, que hoje visitou e lhes deu um novo ânimo com as suas palavras carregadas de carinho e amor.

No dia 17 foi a vez de o Senhor Bispo visitar o povo de Contim que o recebeu com alegria e júbilo, onde foi celebrada a eucaristia com todo o povo seguida pelo convívio que uniu as pessoas, onde teve também uma palavra de carinho pelos colaboradores que dão o seu tempo em prol do serviço prestado a Capela.

A visita do Senhor Bispo à paróquia continuava e no dia 18 pelas 15 horas e 30 minutos o senhor D. António reuniu-se no salão paroquial de São Cosmado com todos os Crismando, que, atentos às suas palavras e apelos de verdadeiros depositários dos Dons do Espírito Santo que iriam receber pelo Sacramento do Crisma, seriam novas criaturas, novas sentinelas de esperança, num mundo carregado de ódios e guerras. Foram palavras que tocaram forte a eles e a todos os colaboradores que também estiveram presentes neste encontro, realçando a importância de cada um nesta igreja que o Senhor Bispo quer ativa, dinâmica e unida. Muito mais queríamos ouvir, vindos da sua boca carregadas de sabedoria e entendimento para nós! Terminámos este encontro com um lanche onde a partilha e a diferença de idades entre nós foi um intercâmbio de ideias e União.

Domingo 19, foi sem dúvida o ponto fulcral da visita do Senhor Bispo à nossa paróquia. O dia amanheceu cinzento, como nevoeiro, mas a vontade e a alegria de receber o senhor bispo não nos impediu de tudo fazer para o receber com a maior perfeição possível. E, na hora prevista, o Senhor Bispo D. António, acompanhado com o simpático e bem-disposto Pe. José Alfredo, foram recebidos com carinho e humildade. Não houve foguetes, mas em cada um de nós explodia a emoção e a gratidão por vir até nós o sucessor dos apóstolos enviado por Jesus a este povo pecador, mas a caminho da conversão. Na simplicidade de coração, está a grandeza da nossa gratidão!

Foram dadas as boas-vindas, pela voz do Senhor Presidente da Junta de Freguesia, realçando nelas a simplicidade e boa disposição que caracterizam o Senhor Bispo, principalmente o seu servir. Porque quem não vive para servir, não serve para viver e o Senhor D. António optou por servir esta grande Diocese de Lamego, a quem tem dado o seu carinho e presença. No servir está é a grandeza do seu viver. Foi Jesus Cristo que veio até nós e por isso, estamos todos conscientes que a sua visita vai contribuir para nos dar mais força e a nossa resposta será mais pronta e generosa para nos lançar em missão. E foi com este sentimento de compromisso que seguimos em procissão para a Igreja Matriz.

A igreja foi pequena para acolher a todos, os que com devoção e respeito, viveram este momento único, em que o Espírito Santo esteve presente, iluminando todos os presentes, principalmente os jovens que receberam o Sacramento do Crisma. Parabéns a eles, que estiveram de Coração aberto a ouvir com ternura e silêncio, as sábias e lindas palavras proferidas pelo Senhor Bispo. No ofertório solene, entre outros símbolos, um marcou a vida de cada um de nós – a Sagrada Família – que representou as famílias da nossa paróquia com todos os seus problemas e anseios, lágrimas e alegrias. Quisemos depô-la nas mãos do Senhor Bispo para as ter presente nas suas orações e pedir que se mantenham sempre unidas e sejam ninhos de vocação e amor. Terminada a celebração, de onde todos saímos cheios de Deus e unidos ao Senhor Bispo que nos deixou marcos importantes que irão sinalizar o caminho da nossa vida.

Para o culminar desta tão frutífera visita foi confecionado um almoço convívio aberto a todo a comunidade onde a ementa foi enriquecida com um bom prato de boa disposição, um bom copo de alegria e uma sobremesa de um bom doce de união. Que todo este percurso feito com a visita do Senhor Bispo nos faça crescer na fé e dar testemunho dela.

Isabel Gomes Patrício
Colaboradora da Paróquia de São Cosmado