Visita Pastoral de D. António a santo Adrião e a Coura

“É uma alegria para mim vir visitar uma terra bela como a vossa, e entrar, estar e poder rezar nesta Igreja que já atravessou vários séculos”. Foi com estas palavras que o Sr. D. António Couto iniciou a sua homilia na celebração Eucarística por ocasião da visita pastoral a S. João Baptista de Coura, no concelho de Armamar.

Ao fim da tarde do dia 20 de Janeiro, data em que a Igreja celebra a memória litúrgica em honra de S. Sebastião, que é padroeiro da Diocese de Lamego, o Sr. Bispo foi recebido à porta da Igreja com um ramo de flores, carregado de afeto, o qual quis significar a alegria da população de Coura em receber o Sr. D. António.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia, na qual foi administrado o sacramento da Santa Unção que, nas palavras do Sr. Bispo é uma manifestação visível do carinho e do cuidado que Deus tem com cada um dos seus filhos, sobretudo os mais doentes e frágeis.

No final da celebração, o Sr. Pe. José Manuel, que é o Pároco, agradeceu ao Sr. D. António a sua presença e as palavras de estímulo que dirigiu à comunidade. Seguiu-se um momento de convívio, onde também marcou presença a Sra. Belmira, que está prestes a celebrar o seu 100.º aniversário.

No dia seguinte, 21 de Janeiro, foi a vez da Paróquia de S. Adrião de receber a visita pastoral do Sr. D. António Couto. Envolvido pela estonteante paisagem do Douro vinhateiro, as ruas de S. Adrião embelezaram-se para receber o Sr. Bispo. Realizou-se um pequeno cortejo de boas-vindas até à Igreja Paroquial, onde se seguiu a celebração da Eucaristia.

Um pequeno grupo de jovens recebeu, nessa ocasião, o Sacramento do Crisma.

Na sua homilia, o Sr. D. António deixou este apelo aos presentes: “Meus queridos irmãos desta Paróquia de S. Adrião, alegrai-vos porque Deus não passou em vão ao vosso lado! Passou aqui, na vossa comunidade, no meio de vós e chama por vós, porque vos ama! Um por um! E chama-vos pelo vosso nome! Estai atentos e segui-O sempre.”

No final da Eucaristia, o Pe. José Manuel manifestou a gratidão de toda a comunidade pela presença do Sr. Bispo, pelo encorajamento que as suas palavras significam para cada um dos presentes.

De seguida, o Sr. D. António foi convidado a partilhar o almoço com uma das famílias da comunidade, num ambiente de alegria e comunhão.

in Voz de Lamego, ano 94/11, n.º 4739, de 24 de janeiro de 2024.