Apresentação da Carta Pastoral de D. António em Armamar

Numa noite verdadeiramente invernal, mas com grande regozijo que os Presbíteros e Leigos da zona Pastoral de Armamar deram, no dia 08 de março, às 21:00, na Universidade Sénior, as boas vindas a Sua Excelência Reverendíssima Senhor Bispo de Lamego, D. António Couto e ao Reverendíssimo Senhor Padre José Alfredo para a apresentação da Carta Pastoral.

«RECOLHEI OS PEDAÇOS QUE SOBRARAM» (Jo 6,12). Esta é a citação que nos acompanhará ao longo de todo o ano Pastoral. Recolher os pedaços que sobraram é muito mais do que fazer um álbum de memórias. Não se trata de umas sobras quaisquer, é o próprio corpo de Cristo e a Palavra da Escritura, que é verdadeiramente o corpo de Cristo e o seu Sangue, como diz D. António Couto, Bispo da nossa amada diocese de Lamego.

A paróquia é comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber, onde os moribundos encontram conforto, onde os marginalizados são acolhidos, onde os pecadores são perdoados e amados para continuarem a caminhar com a dignidade de filhos de Deus. Na comunidade tem que existir o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração.

Na Igreja, ninguém é de sobra. Nenhum está a mais. Há espaço para todos, assim, exatamente, como somos. Todos. Jesus di-lo claramente quando manda os Apóstolos chamar para o banquete daquele senhor que o preparara, diz: «Ide e trazei todos», jovens e idosos, sãos, doentes, justos e pecadores. A Igreja Espiritual não tem portas, para que todos possam entrar .

É significativo que a Eucaristia termine com a expressão “ite, missa est: ide, sois enviados”, na caracterização de irmos da Missa para a Missão em contínua atualização, por isso não tenhamos medo de expor e de nos expormos no

Testemunho de Jesus a todos os que ajudam a percorrer este longo, por vezes penoso, mas profícuo e belo caminho.

O nosso muito obrigado, ao nosso Pastor, amigo e irmão.

Pe. Filipe Pereira, in Voz de Lamego, ano 94/18, n.º 4746, de 13 de março 2024.