Jubileu Sacerdotal do Padre Adriano Cardoso

No dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, a Paróquia de São Pedro de Penude, reunida em Assembleia Eucarística, agradeceu a Deus os 50 anos de sacerdócio do seu Pároco, Padre Adriano Monteiro Cardoso, 26 dos quais, gastos numa entrega generosa e feliz a esta Paróquia.

No início da Eucaristia, celebrada já na Igreja Paroquial que está a sofrer uma profunda requalificação que dignifica a “Casa de todos”, uma paroquiana agradeceu a presença de todos aqueles que ali se reuniram para também manifestar ao seu Pároco a gratidão por tanto que o Padre Adriano tem dado a esta comunidade paroquial durante estes anos.
Lembrou que, ao longo dos 26 anos, muito haveria a dizer sobre a sua vivência na paróquia de Penude, mas quis destacar apenas três características que o distinguem e o tornam uma pessoa única e inigualável: a sua capacidade de comunicar, a sua capacidade de sonhar e a sua capacidade de realizar.

A comunicar, sempre o fez com a elegância e simplicidade própria de um ser humano humilde, de linguagem simples, mas muito assertiva, semeando à sua volta os valores da comunhão, entrega ao próximo, da bondade e da união, mantendo, assim, a Comunidade Cristã unida num único e singular propósito, o de seguir os passos de Jesus Cristo.

Mas o que significa sonhar para o Senhor Pe. Adriano?
Sonhar, é idealizar, planear e conceber.
É tornar real o que, para muitos, não passaria de um mero sonho.
O que o Padre Adriano sonha, ele o concretiza, não existe meio termo, não existe o copo meio cheio ou o copo meio vazio, apenas existem objetivos a concretizar, a construir, a efetivar.
Sonhou com um Centro Paroquial e executou-o; sonhou com um Centro Social e materializou-o; sonhou com um projeto agropecuário e concretizou-o.
Sonhou com a requalificação da Igreja Paroquial e hoje as obras, já na sua fase terminal, mostram que o seu sonho se transformou numa realidade.
E muitos outros sonhos que, se fossem individualizados, não haveria linhas suficientes para os percorrer.
Por toda esta caminhada, muitas vezes sinuosa, as gentes de Penude, enquanto comunidade paroquial, não podiam deixar de agradecer todo o espírito de doação e sacrifício por ele sempre demonstrados.
A sua entrega à Comunidade resultou na cimentação da fé dos seus paroquianos, bem como, no desenvolvimento socioeconómico desta freguesia.

Felicitou, também, o Pe. José Guedes, pelos seus 50 Anos de Ordenação Presbiteral.“Sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja”: a exemplo do que Jesus disse a Pedro, o Sr. Pe. Adriano, sobre esta pedra, sobre todos os paroquianos, foi edificando a Igreja de Jesus Cristo.
Na homília, o Senhor Padre Adriano agradeceu a presença de todos os que, ali, o acompanhavam, dando graças a Deus por tudo o que Ele tinha operado na sua pessoa, ao longo destes 50 anos ao serviço do Povo de Deus. Não deixou de aprofundar o sentido da missão do ser Padre numa igreja que se quer sinal de comunhão, servindo os que lhe estão confiados ao seu ministério. “Nós somos o coração e as mãos de Deus, estendidas aos outros” afirmou.

No final da celebração, no largo fronteiriço ao Centro Paroquial, foi inaugurado um moderno memorial, pensado pelo Padre Hermínio Lopes, invocando a figura deste Padre-Pároco que é amado pelo seu Povo porque sempre se soube entregar a todos, sem ressalvas.
Seguiu-se um momento de convívio numa grande tenda, porque a chuva o exigia, onde todos foram convidados a saborear o que se encontrava na mesa fraterna e a todos comum. Todos comeram e ficaram saciados.

Bruna Lamelas, in Voz de Lamego, ano 93/06, n.º 4685, 14 de dezembro de 2022