Para que o Natal não seja uma data

Nós jovens, muitas vezes, influenciados pelos ambientes que frequentamos nas escolas, nas faculdades e até junto dos amigos, com muita facilidade nos deixamos arrastar, superficialmente, para a vivência distraída dos tempos fortes da espiritualidade que marcam o ritmo do nosso viver cristão, da nossa fé. E é, precisamente, no Natal de Jesus que sentimos que cada vez estamos mais distantes da simplicidade de uma Criança-Deus que nos foi dada como Salvador e nos veio dizer que o Amor é o único caminho para a construção de um tempo novo sem guerras, sem autoritarismos e repressões. Quisemos, neste sentido, aproveitar a semana anterior ao Dia de Natal, para fazermos um programa que nos ajudasse a sair desta distração contínua em que tantas vezes vivemos.
No dia 20, tivemos no Centro Paroquial, uma manhã de reflexão sobre a espiritualidade do Advento, acentuando o comportamento da vigilância fundamentada na alegria e na esperança que Isaías, ao longo do advento, acentua nas suas profecias; a sobriedade, isto é, a renúncia aos excessos e a tudo aquilo que possa desviar-nos da espera do Senhor que virá novamente e o apelo à conversão, como nos prega João Batista do Batista. Mas é Maria que mais nos ajuda a viver com acentuada profundidade o Natal do seu Filho, ensinando-nos a abrir a nossa vida à entrega incondicional ao que Deus nos vai anunciando e também o caráter missionário da sua visita a Isabel, como nos pede o Papa Francisco no lema que escolheu para a JMJ de 2023 em Portugal.

Já mais perto do Natal, dia 22, visitámos os doentes da Urgência e das enfermarias do Centro Hospitalar de Lamego. Foi um momento também forte da vivência do espírito natalício: sentimos que tal como Maria o fez, tínhamos ido ao encontro daqueles que precisavam de palavras de consolação, de proximidade, fraternidade, de Natal. A alegria que brilhava nos olhos de cada um com quem nos cruzámos, encheu-nos a alma de Deus e do verdadeiro significado do Natal. A cada um oferecemos um pequeno presépio para lhes lembrar que lhe levávamos uma mensagem de Natal.
Mas o dia mais comovedor foi o da nossa visita, juntamente com o Senhor Bispo D. António Couto, o Senhor Padre Valdemar OBS, capelão desta casa, e o Senhor Padre José Abrunhosa ao Estabelecimento Prisional de Lamego, na manhã do dia 24 de dezembro. Já há quase três anos que estes homens, devido à pandemia, nunca mais tinham tido a Eucaristia Dominical e a visita das Religiosas que os visitavam. O Senhor Bispo presidiu à Missa de Natal, com cânticos animados pelo nosso grupo de jovens de Almacave e outros jovens da paróquia da Sé. O espaço da Capela não chegou para acolher tantos reclusos que participaram na Eucaristia. Foi tocante quando o Senhor Bispo, dirigindo-se a todos estes homens que passaram o dia de consoada na Prisão, lhes pediu que tal como Deus cuida de nós, também cada um deles tem que cuidar deste Menino-Deus para que ele possa chegar ao coração de cada um. Nós somos o coração e as mãos deste Deus que quis nascer tão pequenino para que cada um o possa guardar no presépio da sua vida. Oferecemos-lhes também um pequeno presépio para que cada um o tivesse na sua cela, neste tempo de Natal. Para nossa surpresa pediram-nos que lhes levássemos, urgentemente, Bíblias e terços para rezarem a Nossa Senhora. O pedido foi ouvido e vai ser cumprido o mais depressa possível.
Vivemos com abertura de coração este tempo privilegiado de Natal, testemunhado a nossa fé com coragem, simplicidade e alegria, principalmente junto dos doentes e reclusos. Não podemos deixar de agradecer ao Senhor Enfermeiro José Manuel Medeiros que tudo fez para que pudéssemos visitar o Hospital de Lamego e à Senhora Diretora do EPL, Dr.ª Maria José Ferreira que tão simpaticamente nos acolheu.

Filipa Vieira, in Voz de Lamego, ano 93/07, n.º 4687, 4 de janeiro de 2023.