No dia 24 de dezembro, sábado, o Estabelecimento Prisional de Lamego voltou a celebrar o Natal e a receber o Sr. Bispo, D. António Couto, acompanhado pelo Pe. José Abrunhosa, pelo Grupo de Jovens de Almacave, jovens da Sé e pelo capelão, Pe. Valdemar, OBS.
D. António presidiu à celebração da santa Missa, com a animação coral dos jovens das paróquias da cidade de Lamego.
A Capela foi pequena para acolher a todos, uma vez que os reclusos participaram em grande número. O Sr. Bispo dirigiu-se especialmente aos detentos, pedindo-lhes que, tal como Deus cuida de nós, também cada um cuide deste Menino-Deus para que Ele possa chegar ao coração de cada um. Nós somos o coração e as mãos deste Deus que quis nascer tão pequenino para que cada um O possa guardar no presépio da sua vida.
Os jovens ofereceram a cada recluso um pequeno presépio para que cada um o tivesse na sua cela, neste tempo de Natal. Para surpresa dos visitantes, estes homens pediram aos visitantes que lhes levassem, urgentemente, Bíblias, para lerem a Palavra de Deus, e terços para rezarem a Nossa Senhora. O pedido foi ouvido e vai ser cumprido o mais depressa possível.
Uma manhã diferente, um momento de encontro e de celebração, de partilha e alegria, um pouco de Natal, para os detentos, mas muito também para os visitantes. É um dos momentos e dos compromissos mais sublinhado pelo nosso Bispo, onde faz questão de participar, com a participação dos jovens de Almacave e da Sé.
in Voz de Lamego, ano 93/08, n.º 4688, 11 de janeiro de 2023