No passado sábado, dia 21 de janeiro, no Salão Paroquial de Cinfães, realizou-se mais um encontro de formação promovido pelo Departamento Diocesano de Música Sacra da Diocese de Lamego, tendo em vista a formação dos grupos Corais do Arciprestado de Cinfães-Resende.
A formação iniciou pelas 9:30 h., com um momento de oração e breve apresentação do formador, e encerrou pelas 12:00 h.
Participaram cerca de 110 pessoas de muitos dos grupos corais das duas Zonas Pastorais que integram o Arciprestado.
Orientou a formação o Reverendo Pe. Marcos Alvim, centrando-se sobretudo no canto dos Salmos, mas abordando também outros aspetos da animação litúrgica através do canto.
Em relação ao canto dos salmos, entre outros aspetos, sublinhou que deve ser entoado no ambão (a mesa da Palavra de Deus); acentuou a necessidade do salmista preparar bem, não só a entoação do salmo, mas também todos os outros aspetos que possam ajudar a assembleia a acolher e meditar a Palavra de Deus; referiu as diversas formas de proclamar o salmo responsorial, insistindo que se trata de um verdadeiro ministério.
Particular destaque mereceu a preparação espiritual do salmista. O P. Marcos convidou a todos a praticar um método de leitura orante do Salmo Responsorial - ler, meditar, orar e contemplar. Naturalmente que este modo de proceder é também válido para todos aqueles que exercem o ministério de leitores, proclamando a Palavra de Deus na assembleia litúrgica.
A parte final da formação foi dedicada a aspetos mais práticos, promovendo a participação de toda a assembleia, que mostrou grande interesse e entusiasmo, e alguma facilidade na execução dos exercícios propostos.
Encerrou o momento o P. Sérgio Lemos, Vice-Acipreste, agradecendo ao P. Marcos o serviço prestado na formação neste setor da vida da Igreja, bem como a todos os participantes pela sua disponibilidade, não só neste momento formativo, mas também o compromisso em cada domingo nas respetivas comunidades paroquiais.
Pe. Francisco Marques, in Voz de Lamego, ano 93/10, n.º 4690, 25 de janeiro de 2023