No passado domingo, 22 de janeiro, sua excelência reverendíssima, sr. Dom António Couto veio a Alvite celebrar a Eucaristia e crismar 39 jovens. A catedral da Nave engalanou-se com o que de mais belo tem Alvite, as suas pessoas, para acolher o senhor Bispo.
A preparação e a expetativa presente no coração dos jovens alicerçaram a Igreja de pedras vivas que participou de modo muito ativo e consciente na celebração presidida pelo nosso Pastor.
“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz” (Is 9, 1). As palavras de Isaías serviram de alicerce para o sr. Dom António anunciar a vida eterna. A palavra de Deus bela e profunda que nos transmitiu recordou-nos que há vida para além da nossa existência terrena, para além da morte. A vinda e a vida de Jesus iluminam a sombria região em que tantas vezes nos refugiamos. O seu chamamento, mais como quem impõe do que como alguém que convida, retira-nos da nossa zona de conforto e impele-nos a ir após Ele. A tornarmo-nos, também nós, pescadores de homens a fim de que todos vivamos, definitivamente, a fraternidade.
No final ficou o desafio do Senhor Bispo aos jovens crismados enviando-os a desbaratar a sua vida não com aquilo que passa, mas com o que permanece e realiza cada pessoa, com uma entrega total a Jesus, fortalecendo a vida que não tem fim.
Fica também o nosso desejo de que o Espírito Santo não tenha caído em nenhum coração “roto” e em cada encontro e acontecimento possamos sentir o dinamismo e a graça do Espírito Santo, manifestado pelos seus dons e testemunhado pelos frutos.
Pe. Jorge Giroto, in Voz de Lamego, ano 93/10, n.º 4690, 25 de janeiro de 2023