Previous Next

D. António Couto em Ervedosa do Douro na festa do Padroeiro

Foi com muita alegria, emoção e fé comunicada que foi vivido este último Domingo (29 de janeiro), dedicado nesta paróquia de Ervedosa do Douro ao nosso Padroeiro, São Vicente.
Na solene Eucaristia, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Sr. D. António Couto, onde se aduziu diante da Comunidade, com um sorriso afável, simples, paternal, perante uma multidão que enchia a igreja, escutámos o apelo concito a reflexão sobre o Reino dos Céus, a sermos mais Igreja, mais Comunidade, mais discípulos d'Esse Mestre de Nazaré, consignando que o plano de Deus roda em sentido contrário à logica do mundo…

Uma celebração carregada de significado, de entusiasmo, de fé, sabendo-nos abraçados pelas Bem-aventuranças que, como naquele primeiro sermão, estava ali, naquela igreja, naquela manhã, tão presente, tão real, tão sentida... deixando-nos uma mensagem de esperança e de alento, anunciando que Deus nos ama e que está do nosso lado… permanecerá bem no fundo das nossas almas!

Após a celebração da Eucaristia, encaminhamo-nos, pequena multidão, em Procissão em romagem ao Cemitério no desejo de sagrar a ampliação do novo espaço de última morada. Num ambiente respeitador, orante, sentido, foi bonito ir percebendo as palavras elucidadas do nosso Bispo a cada momento do ritual próprio...
Se agradecemos o facto de não ter chovido, apesar do frio sentido, agradecemos a "chuva" de bênçãos e de graças que esta terra do Douro mimoseou, esta gente, estes sonhos, que somos todos e cada um de nós.

No final partilhámos um almoço, onde se compreendia a alegria estampada nos rostos de todos quantos ali se encontravam ao redor do seu Pastor; saboreava-se a paz celebrada, via-se tão bem a fé manifestada naquele engrandecimento com que solenizamos o dia do nosso Padroeiro.
Por fim, bem defronte da imagem de São Vicente, iniciámos a procissão pelas ruas da nossa vila, acompanhados pela Banda de Nagoselo, onde entregámos ao nosso Padroeiro esses mesmos corações, esses sentimentos, numa atitude de verdadeira consagração...

Como não sentir um "orgulho" em ser pastor de uma Comunidade que vive momentos tão intensos e tão profundos como estes. E como não agradecer a Deus esta experiência maravilhosa de ser e tentar ser sempre mais polo de comunhão e de unidade entre todos que se dizem e afirmam corajosamente cristãos…

Assim Deus nos ajude a conservar esta alegria de ser apóstolo, neste entusiasmo de ousar ser arauto das Bem-aventuranças, neste ímpeto de desejar ser sempre mais de Deus e da Sua Igreja que também aqui peregrina rumo ao Céu...
De facto, foi um dia de alegria e um entusiasmo que contagiam...

 

in Voz de Lamego, ano 93/11, n.º 4691, 1 de fevereiro de 2023

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147