Na tarde fria de 29 de janeiro, os Núcleos de Cursistas do Arciprestado de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço reuniram na Igreja Paroquial de Moimenta da Beira, com os assistentes espirituais, para um encontro de oração e reflexão.
O tema proposto, “A consciência de ser amado por Deus”, levou-nos a meditar e refletir no mistério da Criação e da Revelação.
Deus criou-nos por amor e para nos amar, cientes desta circunstância tomamos consciência de amor pessoal, da Graça que recebemos por sermos filhos de Deus, mas também das nossas limitações em corresponder a esse Amor.
Deus quis revelar-se a cada um de nós, a ter essa iniciativa, no momento do nosso batismo, ao longo da nossa vida, e a cada um de nós no Cursilho de Cristandade.
Cabe a cada um de nós acolher, escutar, corresponder a essa iniciativa de Deus, a esse ato de amor gratuito que se consuma no acontecimento pascal, a este Amor sem condições, infinito. Deus diz a cada um: “Eu conto contigo”, e nós respondemos: “Eu com a Tua Graça”.
Deus gosta de mim, Deus confia em mim, a confiança de Deus é uma confiança pessoal em mim e em ti, “a fé que nos salva não é a fé que temos em Deus mas é a fé que Deus tem em cada um de nós”, a nossa fé é apenas uma abertura à verdade.
O amor de Deus é divino, Deus age através de coisas simples e fáceis de explicar, manifesta-Se no irmão que está ao lado; a lógica divina é diferente da lógica humana, por isso nos aponta, neste Domingo (o quarto do Tempo Comum), o caminho para a felicidade, as Bem-Aventuranças.
Assim possamos acolher, escutar e saber olhar os acontecimentos da nossa vida com outros olhos, atentos à forma discreta como Deus fala a cada um e em cada momento da sua vida.
É desta consciência que somos amados por um Pai, que brota tudo o que de bom possa sair do nosso coração para com os outros, para com Deus e pela nossa salvação.
Entre cânticos, alegria, e partilha, e já com o calor humano a fazer-se sentir, terminou-se o encontro com orientações e informações relativas às atividades do Movimento.
MCC Moimenta da Beira, in Voz de Lamego, ano 93/11, n.º 4691, 1 de fevereiro de 2023