Encontro de formação de Catequistas

Na manhã gélida e fria de sábado, 28 de janeiro, dia de São Tomás de Aquino, com o rio Távora como pano de fundo, decorreu o encontro de formação para os catequistas do Arciprestado de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço.
A formação, orientada pela Dra. Helena Castro, teve como tema “Kerygma – uma Igreja enraizada na experiência do Espírito Santo” e contou com a participação de cerca de 40 catequistas deste arciprestado.

Os trabalhos iniciaram-se pelas 9h30, na sede da Junta de Freguesia da Faia, Sernancelhe, com uma canção de acolhimento entoada com alegria por todos os presentes.
No primeiro tema abordado “Quem sou eu – catequista?”, salientou-se a importância do conhecimento do Catecismo da Igreja Católica que contém os fundamentos da nossa fé: o Credo. O catequista não pode anunciar as verdades da fé sem as conhecer, acreditar e viver. Destacou-se também a importância dos Sacramentos na vida da Igreja, a vida de Cristo em nós. Por último, a necessidade da oração, (Deus fala connosco, temos de lhe dar tempo), assim como a importância de preparar a catequese em oração.

Depois de uma pausa para café e diálogo, retomaram-se os trabalhos com o tema “O que anunciar? – A Palavra e a Vida”. Falou-se da importância de conhecer e manusear bem a Bíblia: que livros a compõem e o seu relevo como livro histórico, narrativo, cultural e sobretudo de fé.
Salientou-se o valor de ensinar através de histórias, de forma simples, como Jesus fazia, para se conseguir chegar mais facilmente ao coração das crianças e jovens da catequese.

Por fim, o tema “ Kerygma e Catequese: a experiência profética da Igreja.” Leu-se e refletiu-se sobre passagem bíblica Atos 2, 14-41, referente ao dia de Pentecostes, nascimento da Igreja.
Anúncio, Conversão e Batismo e a garantia de Jesus que não estamos sós. Ele está connosco até ao fim dos tempos. Não desanimemos portanto no meio das adversidades e vicissitudes. A missão do catequista é anunciar e aplanar caminhos. Não esperemos ver os frutos de imediato, estes serão a médio e longo prazo.

Foi uma bela manhã de aprofundamento da fé, de convívio, de partilha de vivências e aprendizagens, profícua para o nosso ser e crescer em Igreja.

Cristiana Tavares, in Voz de Lamego, ano 93/11, n.º 4691, 1 de fevereiro de 2023