O tempo que passa lenta e penosamente por vezes… O tempo que passa num piscar de olhos em contraparte… O tempo de olhar para trás e fazer balanço… Um belo momento de introspeção e reflexão deu início à Eucaristia celebrativa e festiva dos 25 anos de Ministério Sacerdotal e Pastoral de Pe. Paulo Manuel Esteves Cardoso, natural de Gosende, concelho de Castro Daire.
A celebração da Eucaristia em Ariz, no passado dia 29 de janeiro de 2023, contou com paroquianos das seis comunidades das três paróquias confiadas ao Pe. Paulo Esteves há 25 anos atrás! A paróquia do Divino Espírito Santo de Ariz, de São Miguel Arcanjo de Peravelha e de Nossa Senhora da Assunção de Peva, e suas povoações anexas de Carapito (de Peravelha), São Martinho e Soutosa (ambas de Peva) uniram-se em número, força, entusiasmo e vozes.
A comunidade recebeu, com alegre surpresa, a presença de 17 sacerdotes, oriundos dos diversos pontos da Diocese! Entre eles, o Sr. Vigário-Geral, Monsenhor Joaquim Rebelo, em representação do nosso Bispo, D. António Couto, o Sr. Arcipreste, Pe. Manuel Gonçalves, os sacerdotes naturais de São Martinho, Pe. João de Brito e Pe. Diogo Almeida; outros colegas e amigos marcaram presença.
Entre as Autoridades Civis, nova surpresa e emoção com a chegada dos dois ex-presidentes da Câmara Municipal de Moimenta da Beira: Dr. José Agostinho, presidente entre 1993 e 2009, e Dr. José Eduardo Ferreira, presidente entre 2009 e 2021. O atual presidente, Dr. Paulo Figueiredo, fez-se presente através do Eng. António Caiado, vice-presidente do Município.
A presença do Presidente de Junta da União de Freguesias de Aldeia de Nacomba, Ariz e Peravelha, Sr. José Lopes; do Presidente de Junta da União de Freguesias de Peva e Segões, Dr. Pedro Sousa; e de quatro dos ex-presidentes de Junta de Freguesias demonstra a forte e salutar ligação entre as comunidades, as paróquias, os seus sacerdotes e o Município.
O Grupo Coral, composto por elementos das seis comunidades, entoou, com solenidade e brio, os cânticos que integrarão o CD com título «Quando cantamos juntos».
Diversas outras Associações e Movimentos religiosos locais se fizeram notar tanto pelo seu arrojo como pelas suas ofertas - A Comissão da Igreja de Ariz, Irmandade das Almas, Apostolado da Oração. Entre as Associações Civis, destaque para a Junta de União de Freguesias de Aldeia de Nacomba, Ariz e Peravelha e para Associação dos Baldios de Ariz.
Uma oferta singular tomou lugar no fim: a entrega e apresentação do livro comemorativo dos 25 anos de Ministério de Pe. Paulo, com o título «Paróquias de Ariz, Peravelha e Peva» da autoria de Sandrine Saraiva. Dr. José Eduardo Ferreira, na sua intervenção oral, traçou duas linhas mestras de pensamento que se retém do livro: «Os registos de eventos, acontecimentos e obras que, graças ao livro, não serão perdidos nem esquecidos no tempo» e «O conhecimento da história e passado das nossas gentes e terras é mais que uma esperança para o futuro das nossas aldeias: é uma força para continuarmos e para fazermos mais!»
Os Sacerdotes, Pe. João de Brito e Pe. Diogo Almeida, compartilharam algumas palavras de testemunho e vivência passada com o Pe. Paulo, ao longo do quarto de século passado. Uma antiga professora da Escola Primária de Ariz, professora de muitos que hoje são pais e avós, presenteou a assembleia com um poema, que se transcreve no fim.
A festa alongou-se no tempo com o lanche comunitário que tomou lugar na Casa Paroquial de Ariz. Grande foi esta festa dos 25 anos de Ministério Sacerdotal de Pe. Paulo Manuel Esteves Cardoso! Monsenhor Joaquim Rebelo, Vigário-Geral da Diocese de Lamego, na sua homilia deixou-lhe «um forte agradecimento pelo seu apostolado, trabalho e dedicação de 25 anos e o pedido para que assim continue por mais 25, mais 50, mais os que puder!».
Sandrine Saraiva
quem lhe chama assim?
Já sei!
É que os fios do luar de prata branquinho,
nestes 25 anos, foram caindo devagarinho
nos cabelos do nosso pároco Padre Paulo.
São realmente 25 anos de Sacerdócio,
de fidelidade e testemunho,
de serviço e entrega,
de abnegação e emoção!
Sua formação cristã e social
demoraria a referenciar;
e seus pais e demais família
orgulhosos devem estar!
Por isso, chegou a hora de homenagear
Ele que até tem nome de santo
e a combinar…
E aqui estamos presentes, bem contentes,
para festejar tanta obra espiritual,
nas nossas almas…
Mas também a obra material de arte e
restauro à vista de todos!
Jesus é o seu padrão.
E ainda que surja incompreensão, logo,
logo, é compensada em generosidade e perdão…
Por tudo isto e muito mais, Sr. Padre,
do mais velho até ao mais novo,
residentes ou ausentes no estrangeiro,
vai o nosso cordial abraço
de parabéns e gratidão.
Resta-nos orar ao Imaculado Coração de Maria
e ao Divino Espírito Santo - padroeiro,
que tenha muita saúde
e força espiritual
para vencer todo o mal
e com amor de Deus no coração
nos dar a todos a mão, para caminharmos
juntos em missão!
Em nome da Paróquia de Ariz, o nosso bem-haja!»
Prof. Maria Magalhães