Previous Next

Dia do Consagrado em Lamego

Como previam, os Consagrados da Diocese de Lamego encontraram-se em celebração festiva, na Missa dominical das 17.30h, na igreja de S. Francisco, no DIA 05 DE FEVEREIRO DE 2023, em que celebrávamos o DIA DO CONSAGRADO DIOCESANO. Provindos dos vários pontos da diocese, reunimo-nos alegre e jubilosamente ao povo cristão, louvando o Senhor pelo dom da vocação a que nos chamou e à qual continuamos fiéis, por dom também dele.

Durante toda a Semana do Consagrado que antecedeu este Dia, houve vigílias de oração nas nossas Comunidades, horas de adoração ao Santíssimo Sacramento – para além daquelas que costumamos fazer normalmente - e, em várias casas, reuniram-se membros de mais do que um Instituto em oração.

De referir também que HOUVE COMUNIDADES QUE PROCURARAM VISITAR-SE MUTUAMENTE, conhecendo-se assim melhor e podendo estreitar os laços fraternos que nos unem na mesma vocação de entrega total das nossas vidas ao Senhor, pelos votos religiosos.

NO DIA DO CONSAGRADO, fomos recebidos de modo muito acolhedor pela COMUNIDADE FRANCISCANA, que colaborou para que a celebração se tornasse particularmente bela e participativa, com a animação do coro e de outros meios generosamente oferecidos. O Padre Amador Carreira, franciscano, – que veio especialmente de Vila Real – e o Padre Avelino Silva, beneditino, presidente da Conferência diocesana dos Consagrados, concelebraram com D. António Couto que presidiu à celebração.

Na sua homilia, este começou por dizer que o Evangelho daquele domingo (V do Tempo Comum, Ano A) “VÓS SOIS O SAL DA TERRA”, “VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO”, encaixa no Sermão da Montanha, em que Jesus inverte toda a lógica deste mundo, dando os parabéns aos pobres e aos maltratados por causa de Cristo. Que, no Antigo Testamento (Lev 13, 2. Ex 30), todas as ofertas a Deus deviam ser salgadas. O SAL DA ALIANÇA! Que AS NOSSAS VIDAS TAMBÉM TÊM QUE SER OFERECIDAS A DEUS, SER SALGADAS, COMPROMETIDAS COM ELE, PARA NÃO PERDEREM O SEU SENTIDO, O SEU SABOR.

Que Jesus não diz “Vós sois as luzes do mundo”, luzes, produzidas por nós, mas “Vós sois A LUZ DO MUNDO”. Que a Luz vem de Deus. Que É ELE QUE ALUMIA E NÃO TU.
Que É NA COMUNIDADE que todos os consagrados e todos os que escutam a Palavra de Deus devem ser o sal da terra e a Luz do mundo.

Que estávamos ali, naquela celebração, para todos darmos glória a Deus. Pois É DANDO GLÓRIA A DEUS QUE VAMOS APRENDENDO A CONHECÊ-LO.
No final da celebração, o nosso Bispo disse que desejava a todos os Consagrados uma vida de fidelidade e que não esquecessem de ser Sal e Luz.

Foi ainda oferecido um ramo de flores brancas e um poema sobre a Fidelidade à Irmã Jubilada, Celeste de Jesus da Silva Dias, que perfez neste ano pastoral 50 anos de Vida Consagrada, do Instituto das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Também a Irmã Joaquina Vazão, das Servas de Nª Sª de Fátima, tomou a palavra para informar que a sua Congregação estava a celebrar o centenário da sua fundação e das circunstâncias em que tinha nascido e continuava a servir há mais de cinquenta anos esta diocese.

Voltámos então para as nossas paróquias de missão mais fortalecidos e empenhados na nossa doação ao Senhor, no serviço dos irmãos, cada qual segundo o carisma da sua Ordem ou Instituto e sentindo o apoio uns dos outros e do nosso Bispo D. António Couto.

 

Ir Teresa Mª de Frias, in Voz de Lamego, ano 93/12, n.º 4692, 8 de fevereiro de 2023

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147