Em reunião com os catequistas do seu espaço pastoral, o senhor Padre Amadeu lançou o repto da realização de encontros interparoquiais com vista a uma proximidade e convivência das crianças e, ao mesmo tempo, a corresponsabilização de seus pais nesta caminhada. Este desafio foi bem aceite por todos, tendo sido agendado o 1º Encontro na paróquia do Divino Espírito Santo de Várzea de Trevões, para o dia 5 de fevereiro.
No dia programado, os catequistas e crianças acompanhadas pelos seus pais, oriundos das paróquias de Castanheiro do Sul, Espinhosa, Pereiro e Trevões, começaram a chegar e, pelas 15h, deu-se início à celebração da Eucaristia presidida pelo senhor Padre Amadeu que na sua homilia exortou a sermos sal e luz do mundo para que, identificados com a Verdadeira Luz, nos sintamos comprometidos a levar aos irmãos o amor de Deus e a dar à sua vida um pouco mais de sabor. Os cânticos foram entoados pelas crianças com toda a simplicidade e alegria.
No final, foram todos convidados a dirigirem-se até ao salão da Junta de Freguesia, onde cada grupo de catequese apresentou um simples momento cultural e, de seguida, houve um lanche convívio.
Uma palavra de agradecimento ao senhor Padre Amadeu por esta iniciativa pois sentiu-se quão importantes são estes momentos para as nossas comunidades, aos catequistas, às crianças e seus pais pelo testemunho que deram nesta envolvência, não esquecendo a paróquia anfitriã que tão bem soube receber que a visita e a todos os que estiveram envolvidos na preparação do lanche.
Contamos com os que estiveram presentes e com os que, por qualquer motivo, não puderam estar para o 2º Encontro a realizar em março, na paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Castanheiro do Sul.
Até lá, continuemos esta caminhada catequética em Cristo Jesus para que demos testemunho de verdadeiros cristãos.
Fábio Sequeira, in Voz de Lamego, ano 93/12, n.º 4692, 8 de fevereiro de 2023