No passado Domingo, 12 de fevereiro, D. António Couto regressou ao Estabelecimento Prisional de Lamego, para celebrar a santa Missa e levar uma palavra de alento e de esperança, a Palavra de Deus, aos reclusos e a quantos trabalham com eles. Foi oportunidade para reiniciar a celebração semanal da Eucaristia, que tinha sido interrompida com a pandemia, mas ainda não retomada. O Sr. Bispo fez questão de estar presente e celebrar a Eucaristia, pois também a ele se deve este regresso, já que depois que tomou conhecimento que ainda não se celebrava, envidou esforços para que tal acontecesse quanto antes.
Fica a notícia, enviado pela direção do Estabelecimento Prisional de Lamego, e preparada por dois reclusos.
Este estabelecimento prisional de Lamego irá receber novamente todos os Domingos a vinda do Sr. Padre Valdemar, para celebrar a Eucaristia.
Ao fim de algum tempo e devido à pandemia, que parou muitas das atividades, incluindo a religiosa, foi com grande satisfação e alegria que recebemos esta boa notícia.
Para nós reclusos, que nos encontramos privados da liberdade, a importância da retoma, de continuar a haver a celebração da Eucaristia aos Domingos, não é só um alívio, mas sim um dia único, um momento de reflexão, onde podemos refletir os nossos erros e para pensar mais na vida e no que ela ainda tem para nos oferecer.
Mas escutar a Palavra de Deus enche os nossos corações de muita luz e paz. É um momento que verdadeiramente nos faz estar mais próximos de Jesus e entre nós reclusos, onde existe, não só união, nem desprezo, mas um calor humano cheio de amor entre irmãos.
Tiago Gomes e Carlos Soares