Previous Next

Cinfães e Resende: jornada de formação de arte sacra

Realizou-se na manhã do passado sábado, dia 25 de fevereiro, no auditório do Seminário Menor de Resende, um encontro de formação sobre a preservação do património religioso, levado a cabo pelo Departamento para os Bens Culturais, Património e Arte Sacra da Diocese de Lamego, direcionado às paróquias do arciprestado Cinfães/Resende.

Um numeroso grupo, composto por elementos em representação do nosso concelho, vindos das paróquias de Resende, Anreade, São Martinho de Mouros e Paus, a que se juntaram os elementos vindos das paróquias de Cinfães e São Cristóvão de Nogueira, do concelho de Cinfães, deram brilho a uma sessão que, durante cerca de duas horas, apelou e ilustrou a forma como todos devemos tratar os bens culturais que dão brilho e relatam a história das nossas Igrejas.

Depois das boas-vindas a cargo do pároco Pe. José Augusto Marques, seguiu-se a oração da manhã, com cântico de entrada, oração pelo Sínodo, Evangelho Segundo São Lucas, Preces e Pai Nosso, terminando com oração e hino da Jornada Mundial da Juventude, foram-nos apresentados os formadores em representação da Comissão de Arte Sacra da Diocese: o Pró-Vigário Reverendo Pe. João Carlos Morgado e Dra. Carla Roçado, digníssima Técnica de Restauro.

De forma entusiasta e interessada, todos assistiram a uma sessão dividida em duas partes distintas: uma primeira, mais teórica, da responsabilidade do Ex.mo Pró-Vigário; e uma segunda, mais técnica, da responsabilidade da digníssima Técnica de Restauro. Participada por todos os presentes, foram-nos apresentados conteúdos relevantes e ilustrativos da forma como devemos cuidar e preservar um património tão importante, como são a Arte Sacra e todo o espaço interior e exterior, que são, claramente, toda a riqueza e sinónimo da história das nossas Igrejas e Monumentos Religiosos, e que é, muitas vezes, por nós tão maltratado.

Saímos todos daqui mais elucidados e enriquecidos, pela forma tão clara e conhecedora com que os formadores trataram todos os assuntos. Esperamos que sirvam para refletirmos e mudarmos algumas mentalidades que, por vezes, nos levam a cometer erros que podem trazer consequências nefastas a uma arte tão rica que devemos saber preservar.

Aos mentores da iniciativa, a nossa gratidão e os nossos parabéns!


Joaquim Alves (Conselho Económico da Paróquia de Resende),
in Voz de Lamego, ano 93/15, n.º 4695, 1 de março de 2023

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147