No passado Domingo dia 26 de março, a Paróquia do Divino Espírito Santo de Dalvares foi agraciada com a visita do o Sr. Bispo D. António José da Rocha Couto, dando assim inicio às visitas Pastorais no Concelho de Tarouca.
A visita Pastoral começou na passada quinta feira dia 23 de março com o encontro do Sr. Bispo com os crismandos, Executivo da Junta da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares, Grupo Coral, Catequistas, Conselho Económico da Paróquia e Mensageiros de Fátima.
No referido dia iniciou a sua ação com uma visita aos doentes da Freguesia, onde levou um pouco de conforto e de esperança a quem o recebeu. É sempre um alento por parte dos mais debilitados receber tão ilustre visita.
Seguidamente dirigiu-se à Sede da Junta de Freguesia da Paróquia de Dalvares onde o aguardavam um conjunto de paroquianos.
O Sr. Bispo foi recebido por todos com entusiasmo e alegria, a sua simplicidade foi contagiante, tornando este momento especial e de partilha, as suas palavras foram de conforto fazendo alusão aos momentos difíceis que se vivem atualmente, salientando a necessidade de nos fortalecermos na fé, palavra esta que está associada à confiança e à verdade que só se sente quando se está no colo da mãe e na relação entre mães e filhos. Do mesmo modo convida-nos a reconhecer-nos enquanto irmãos do mesmo pai celestial para a construção da paz, liberdade e fraternidade.
Foi uma verdadeira aula de catequese onde todos refletimos e absorvemos cada palavra dita, pela forma explicita e simples com que transmitiu a mensagem. No final deste dia realizou-se um pequeno lanche convívio, onde todos os presentes puderam estar mais próximos e trocar algumas palavras com o Sr. Bispo.
No Domingo dia 26 de Março D. António Couto foi recebido e saudado no Centro Cívico junto à imagem de Nossa Sra de Fátima pelos paroquianos, pelo Sr,. Padre da Paroquia, Sr. Padre Ramos e por todos os que se quiseram juntar a esta visita. As ruas foram enfeitadas com mensagens de boas vindas, onde estava expressa toda a alegria deste dia, pois foram muitos os que madrugaram para que tudo estivesse pronto a horas.
Seguiu-se em cortejo para a Igreja Matriz onde D. António juntamente com o Sr. Padre Ramos celebrou a Santa Missa, com o Sacramento da Eucaristia, o Sacramento do Crisma e o Sacramento da Santa Unção.
Ungidos com o Óleo Perfumado evocando o Espírito Santo pelas mãos do Sr. Bispo, três jovens da comunidade de Dalvares confirmaram a sua fé.
O Reverendíssimo Bispo administrou a Santa Unção a todos os que a quiseram receber, fortalecendo desta forma a nossa fé e despertando em cada um de nós um momento de reflexão sobre a vida, a fragilidade de cada um e a forma como estamos na mesma. As mão voltadas para cima, de quem recebe o sacramento, refletem a Bênção de Deus, sendo nosso dever partilhar com o outros as graças que d’Ele recebemos.
Finda a Eucaristia e não esquecendo os nossos entes queridos adormecidos em Cristo rumou-se em procissão ao Cemitério da Paróquia, evocando alguns cânticos, reforçando a ideia que a vida não acaba mas recomeça, “eles não partiram mas estão adormecidos”.
Por fim a população deslocou-se para a sede da Associação Flor do Sabugueiro para um almoço convívio juntamente com o Sr. Bispo. Foi um momento de confraternização e partilha entre todos.
Bem-haja D. António pela sua presença na nossa comunidade e por reforçar a nossa fé em Deus.
Um agradecimento muito sentido a todos, sem exceção, que de alguma forma colaboraram para que este momento tão enriquecedor fosse possível, demonstrando um verdadeiro espírito de pertença à comunidade.o Crisma em Várzea.
Florbela e Carla Paula, in Voz de Lamego, ano 93/19, n.º 4699, 29 de março de 2023