Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Gouviães

O fim de semana de 15 e 16 de abril foi muito rico em acontecimentos no que toca à vivência da Fé. Dentro da oitava da Páscoa o nosso Reverendíssimo Bispo D. António Couto visitou a Paróquia de Gouviães (constituída pelos povos de Eira-Queimada e Gouviães) na realização da visita Pastoral.

Pelas 17h de sábado, dia 15, o Sr. Bispo, foi recebido pelo Sr. Padre Armindo, pároco desta paróquia, pelo Presidenta da União de Freguesias de Gouviães e Ucanha e por alguns populares entre os quais, os jovens e adultos que iriam receber respetivamente, o sacramento do Crisma/Confirmação e o da Extrema Unção.

Após uma breve receção no exterior o Sr. Bispo, deslocou-se para dentro do salão paroquial de Gouviães onde, levou a efeito uma rica sessão de catequese explicando, aos Crismandos e a quem iria receber a Extrema Unção, o que se seguiria no dia a seguir referindo que os óleos aplicados na fronte dos jovens e dos adultos seria algo de simbólico pois, a verdadeira ação de Deus seria sentida dentro do coração de cada um. Mais, referiu também, a simbologia da posição das mãos no momento solene em que, às mãos viradas com as palmas para baixo colocadas pelo Sr. Bispo deveria corresponder o estender das mãos com as palmas para cima por parte dos membros da comunidade explicando que, esta é a melhor forma de receber os dons de Deus os quais, segundo D. António Couto, provêm de Deus que não guarda nada para Si, antes, reparte tudo pelos seus filhos para que estes os partilhem e criem uma verdadeira Comunidade Cristã. Explicou, também, que a Santa Unção que seria administrada é um sacramento de vida e para viver, sendo um dom e uma carícia de Deus e não, como erradamente se pensa, o sacramento para ser recebido instantes antes de morrer.

Depois deste encontro tão precioso seguiu para Eira-Queimada onde o aguardava a comunidade local para a celebração da Eucaristia vespertina. Antes da Santa Missa, o Sr. Bispo foi saudado pelos locais sendo porta-voz da população o Sr. Ângelo Lima que proferiu umas singelas, mas sentidas palavras que foram pontuadas com a oferta de um pequeno cabaz com os produtos da terra ao Reverendíssimo Sr. Bispo. Findo este momento seguiu-se a Eucaristia na capela de São João Batista de Eira-Queimada que se encontrava engalanada para a cerimónia, mas, também para a administração da Santa Unção a alguns membros da comunidade.

Finda a Eucaristia, seguiu-se um pequeno lanche nas instalações da antiga escola primária de Eira-Queimada onde a comunidade local teve a oportunidade de conviver mais de perto com o Sr. Bispo.

No dia seguinte, 16 de abril, pelas 10h30, o Sr. Bispo foi recebido no largo da fonte de Gouviães para o segundo dia nesta Paróquia. À sua espera estavam, à imagem do dia anterior, o Pároco local, o Presidente da Junta, os Crismandos e suas famílias, alguns membros que iriam receber a Extrema Unção, a Banda Filarmónica de Gouviães que solenizou a Santa Missa e várias dezenas de pessoas da comunidade.

Após a receção no largo, formou-se um pequeno cortejo solene até à Igreja Matriz de Gouviães onde se seguiu a Eucaristia. Sob o olhar da padroeira, Santa Maria Madalena, a comunidade vivenciou um momento de fervorosa Fé com o Crisma de 6 jovens da comunidade e com a Santa Unção dada a alguns membros. Na explicação do evangelho, o Sr. Bispo referiu que nos encontrávamos a viver o domingo da Misericórdia e que nos deveríamos sentir adivinhados por Deus assim como aconteceu com Tomé, (chamado Dídimo) para dessa forma vivermos o amor santo de Deus.

Finda a cerimónia religiosa, rumou-se em procissão até ao Cemitério (que segundo explicação de D. António Couto significa dormitório da paz), onde foram benzidas as campas dos que já se encontram a descansar na paz do Senhor e que acordarão um dia para a vida eterna.

Seguiu-se um almoço de confraternização com a presença da comunidade no Salão de Gouviães.

Depois de concluído o repasto o Sr. Bispo despediu-se de Gouviães tendo, à imagem do sucedido no dia anterior, recebido um cabaz composto pelos produtos da terra desta povoação.

Foi um fim de semana marcante e cheio de fé este, vivido pela comunidade que, agradece a visita do Sr. Bispo e aguarda por mais visitas do seu bom pastor, o sucessor dos Apóstolos, para nos deixar as suas tão ricas e importantes mensagens porque, como aludiu o Sr. Padre Armindo recordando a entrada de D. António Couto em Lamego, “eu trago Notícias de Deus!”

João Paulo Santos Félix, in Voz de Lamego, ano 93/22, n.º 4702, 19 de abril de 2023