Previous Next

Visita pastoral à paróquia de São Pedro de Tarouca

A paróquia de São Pedro de Tarouca acolheu a já tão esperada visita pastoral do senhor bispo da Diocese de Lamego, dom António Couto, que decorreu entre os dias 9 e 17 de maio deste ano de 2023. Tendo a última visita deste género decorrido há 10 anos, foi com entusiasmo que a comunidade paroquial recebeu Dom António e lhe deu a conhecer as suas gentes e os seus costumes.

O primeiro impacto com a comunidade deu-se na visita ao Centro Escolar de Tarouca, onde o senhor bispo foi acolhido pela alegria da “saltariquice” do ensino primário. Entre música, sorrisos e saltos, dom António compreendeu melhor a realidade demográfica da região de Tarouca, refletida no número de crianças aí presentes. A visita, guiada pelo diretor Eduardo da Costa Almeida, continuou depois na Escola EB 2/3 e secundária Dr. José Leite de Vasconcelos, onde se constatou a realidade do futuro dos finalistas que implica muitas vezes o abandono, pelo menos temporário, da região, para irem para as universidades. Ao fim da tarde, o senhor bispo entrou em contacto com a realidade religiosa da paróquia com a visita ao primeiro povo: Valverde. Aí, foi por demais evidente o contraste, em termos de idade, com a visita às escolas. Quase todos os que integraram a assembleia da Eucaristia aí celebrada eram de idade avançada.

O segundo dia girou em torno das instituições de assistência social não afetas à fábrica da igreja paroquial: Santa Casa da Misericórdia e Associação dos Bombeiros Voluntários. Na Santa Casa, dom António teve a oportunidade de aprofundar, com a apresentação do senhor provedor, Rui Raimundo, a noção de que o Lar de idosos se tem vindo a tornar, cada vez mais, não numa residência de terceira idade mas sim num centro de saúde para a terceira idade. Muitos dos idosos estão bastantes dependentes de assistência médica regular, o que causa também um estrangulamento económico na instituição. Numa outra valência desta Santa Casa, o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, foi observada a realidade das pessoas que possuem deficiência profunda. Foi desabafada a preocupação pela falta de residência para estas pessoas, que apenas podem passar o dia nesta instituição. Existe já o sonho de construir uma estrutura residencial para que estas pessoas tenham abrigo quando as suas famílias não puderem, por idade avançada ou falecimento, continuar a acolhê-los em casa durante a noite. Em ambas a valência ficou evidente a importância inalienável do contacto humano e da caridade cristã como regra de vida. Levando o carinho de Deus por todos eles, foi administrada a Santa Unção a quem a desejou receber. Entre uma e outra valência, o senhor bispo ainda passou pela creche da Santa Casa.

Ao fim deste segundo dia, 10 de maio, o senhor bispo encontrou-se com a corporação dos Bombeiros Voluntários, tendo-lhes dirigido umas breves palavras e jantado com eles. NA presença do o senhor comandante dr. Humberto Sarmento, Dom António salientou aqui a importância, por vezes esquecida, do trabalho voluntário e do serviço à comunidade. Antes deste convívio com os Bombeiros, houve ainda um encontro com o grupo de crismandos para uma catequese dada pelo próprio senhor bispo a propósito deste sacramento.

Ao terceiro dia de visita pastoral, foi a vez do encontro com as autoridades políticas locais. Dom António visitou a Câmara Municipal, tendo sido recebido nos Paços do Concelho pelo senhor presidente, Valdemar Pereira, e pelo seu executivo. Assentando os valores políticos em voga na tríada da igualdade, liberdade e fraternidade, o senhor bispo lembrou que não existe verdadeira fraternidade se não reconhecemos um pai comum: Deus. E sem uma fraternidade fundada em Deus, não podem existir verdadeiramente a igualdade nem a liberdade.

Na visita à Junta da União de Freguesias de Tarouca e Dálvares, tendo sido recebido pelo senhor presidente, Rui Raimundo, e executivo, Dom António explicou a relação entre os conceitos de freguesia, fregueses e paróquia, apontando a vida eterna como aquilo que nos espera a todos.

Neste dia houve mais um encontro com povos. Na capela da Senhora das Necessidades foi celebrada a Eucaristia que uniu os povos de Quintela, Vila Pouca e Ponte das Tábuas. Por último, ao início da noite, houve um encontro com os vários grupos da paróquia, cujos representantes puderam expor ao senhor bispo as alegrias e os desafios com que se deparam no dia a dia. A partilha da ceia permitiu também o contacto próximo com quantos quiseram saudar individualmente o senhor bispo.

No quarto dia, véspera da festa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, dom António celebrou a Eucaristia no povo de Arguedeira de onde saiu a procissão das velas em honra de Nossa Senhora sob aquela invocação. Tendo passado por um belo tapete de flores de vários metros de comprimento, a procissão dirigiu-se para a igreja matriz onde o senhor bispo deu uma bênção especial para as crianças com menos de 3 anos de idade.

No Sábado, dia 13, a tarde foi preenchida com a visita aos grupos de catequese do 1º ao 9º ano, sendo, logo de seguida, celebrada a Eucaristia da catequese. O senhor bispo lembrou às crianças e adolescentes que só Cristo é o verdadeiro caminho das nossas vidas e sem Ele nunca teremos uma vida verdadeiramente rica.

Ao fim da tarde, dom António celebrou a Eucaristia vespertina na capela do Cristo Rei, junto do povo de Gondomar, que o brindou depois com uma merenda farta, convívio e músicas tradicionais portuguesas.

No Domingo, dia 14, o senhor bispo celebrou, na igreja paroquial, a Eucaristia das 11h00, onde foram também celebrados os sacramentos da Confirmação e da Santa Unção. Dom António salientou a verdade de que Deus dispensa graças abundantes constantemente, que todos recebemos não para guardar individualmente, mas para partilhar com todos. Nesta senda, após a Eucaristia, o senhor bispo participou num almoço com os idosos e doentes da paróquia que quiseram participar, onde vários grupos da paróquia prestaram o auxílio necessário à logística.

O sétimo dia de visita pastoral, permitiu o contacto com a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (habitualmente chamado Centro de Saúde), onde mais uma vez se constatou, através da explicação do senhor doutor José Carlos Simões Carvalho, a dificuldade em fixar a nova geração de médicos nesta região bem como a diferença de técnica entre as várias gerações com o avanço da tecnologia.

Ter-se-ia seguido a visita à Unidade de Cuidados Continuados. No entanto, por uma situação imprevista, a visita teve de ser adiada indefinidamente. Aproveitou-se o tempo para uma visita às obras que decorrem na Residência Paroquial, as quais o senhor bispo apreciou positivamente.

Ao fim da tarde, dom António visitou o povo de Teixelo. Aí, teve a oportunidade de encontrar-se com os poucos habitantes locais que ainda permanecem nesse lugar e fazer com eles uma breve oração na capela. Num segundo momento, dirigiu-se em procissão, rezando todos o terço, para o cemitério, onde teve lugar uma oração pelos defuntos e aspersão de água benta.

Ao oitavo dia, último desta visita pastoral, o senhor bispo começou a meio da tarde com a visita ao povo de Cravaz, onde se encontrou com as pessoas e fez com elas uma pequena oração. Seguiu-se, depois, a Eucaristia na capela dos Esporões. A visita a este povo terminou com uma oração no principal cemitério da paróquia, pelos defuntos aí sepultados ao longo dos tempos, e uma mensagem de esperança na vida eterna que Jesus Cristo prometeu.

O calor humano que se fez sentir em todos os povos e instituições visitadas espelha bem o gosto com que a comunidade da paróquia de são Pedro de Tarouca acolheu dom António Couto. Espelha ainda um profundo agradecimento ao senhor bispo pela sua visita e deseja que regresse sempre. Também dom António frisou nos vários lugares por onde passou que as portas do Paço Episcopal, em Lamego, estão abertas para todos os que o quiserem visitar aquando de qualquer passagem por Lamego.

Poderia estranhar-se a ausência de uma passagem por Santa Helena e outra pelo Castanheiro do Ouro. No primeiro local, isso compreende-se pelo facto de o senhor bispo já ter marcado na agenda a presença no dia da festa da santa, no segundo Domingo de Julho. Quanto ao segundo local, a presença de dom António será sentida numa visita à construção da nova capela cujo início está para breve (e a seu tempo será anunciado).

 

Diác. Tiago Machado, in Voz de Lamego, ano 93/27, n.º 4707, 24 de maio 2023

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147