Peregrinação anual à Lapa

A Mãe continua a chamar, a congregar, a reunir e a unir os filhos ao Filho. São ainda muitos aqueles que respondem ao Seu apelo. Foram bastantes os que, mais uma vez, acorreram ao Seu santuário, situado no cimo da serra com o mesmo nome, a Lapa.

Como todos os anos acontece, no passado dia 10 de junho, decorreu a peregrinação anual ao Santuário da Lapa. Este dia é o culminar de uma novena que se distende pelos dias anteriores ao 10 de junho, que atrai um número significativo de devotos de Nossa Senhora da Lapa. As pregações e os atos litúrgicos que tão intensamente se vivem naqueles dias oferecem uma espécie de retiro espiritual a quem ali se encontra.

Este ano, a peregrinação contou com alguns importantes e assinaláveis motivos que redobravam o júbilo de quem ali peregrinou e justificam o louvor de quem ali rezou. Um desses motivos prende-se com os 525 da existência daquele santuário.

Estamos, portanto, em ano jubilar. O outro motivo é a nomeação do seu atual reitor, para Bispo Auxiliar da diocese do Porto. Razões que inundam de alegria o coração de quem acorre aquele lugar e ali se devota à Mãe do Céu. O dia começou, como sempre acontece, com o ajuntamento das pessoas das diferentes paróquias no cruzeiro. Daí, cada comunidade, com o seu pároco ou não, conduzida pela bandeira e pela cruz e lanternas paroquiais, dirigiu-se em oração até ao Santuário. Pelas 11h, e já com todas as paróquias reunidas em frente à igreja da Senhora da Lapa, as bandeiras e as cruzes perfilaram-se para dar início à procissão. Nessa tomaram também parte os andores de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz e de Nossa Senhora da Saúde, que, por ser ano jubilar, se juntaram ao andor de Nossa Senhora da Lapa. E assim, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom António Couto, a procissão decorreu até à esplanada onde decorrem as grandes celebrações.

A Banda Musical 81, de Ferreirim, assegurou os cânticos da Eucaristia. Durante a homilia da Celebração Eucarística, o senhor Bispo fez alusão aos dois especiais motivos de ação de graças, que acima foram referidos, e agradeceu incisiva e cordialmente ao atual reitor pelo trabalho feito naquele Santuário, nos últimos anos, e por ter aceitado o convite do Papa Francisco para servir a Igreja do Porto, como seu Bispo Auxiliar. Deixou também vincado nos ouvidos e no coração dos peregrinos ali presentes, que aquele é um lugar “geo-teológico” e “geo-pastoral”, aonde tanta gente acorre e a quem sempre a Mãe acolhe.

No final da celebração, o senhor reitor usou da palavra para agradecer a presença de todos, e que era um mar de gente, das dezenas de paróquias cujo nome fez questão de mencionar. Agradeceu igualmente a presença e presidência do senhor Dom António Couto, dos colegas sacerdotes, das autoridades civis e a colaboração de tanta gente que colabora para que estas peregrinações aconteçam com a dignidade merecida.

Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 93/30, n.º 4710, 14 de junho 2023