Previous Next

Visita Pastoral de Dom António Couto à Paróquia de S. Sebastião de Vila Chã da Beira

Pelas 15h do dia 25 de junho, a Comunidade Paroquial de Vila Chã da Beira recebeu o Ex.mo e Reverendíssimo Bispo de Lamego, Dom António Couto, acompanhado do Nosso Pároco Vítor Ferreira, para mais uma visita Pastoral e celebração do Crisma de oito crismandos.
Agraciado, à chegada, pelos crismandos com um ramo de flores e após receção pela Comissão Fabriqueira, pelo Executivo da União de freguesias de Granja Nova e Vila Chã da Beira, pelos elementos do Grupo Coral e restante comunidade, teve início a Missa Solene.

No primeiro momento da Cerimónia, o senhor Bispo foi saudado por um paroquiano, Prof António Bernardo, que, em breves palavras, agradeceu a visita, fez um historial sucinto da nossa pequena e humilde aldeia desde que eram terras de frei Estevão de Vila Chã, de Argeriz, nos finais do século XIII, terra onde esteve há cerca de 300 anos, Diego de Torres Vilarroel na peregrinação a Santiago de Compostela, integrando assim o atual Caminho de Torres e agora, terra de acolhimento do Padre Julián Butron.

Refere neste domingo, o Evangelho de Mateus: - Não tenhais medo!
O cristão tem sempre pela frente o risco do mundo e da vida.

Foi esta coragem que moveu o jovem Padre, Julián Butron, aqui sepultado e glorificado com a dita dos Santos. Uma terra de passagem, sempre ignorada pelos poderes públicos, onde quis ficar o Padre Julián Butron, terra sem medos, terra de referências que queremos sejam, também, de ensinamentos para estes crismandos.

Após a homilia de D. António Couto, que salientou, entre muitas e boas considerações doutrinais e pastorais, a importância de termos sempre bem presente a consciência de que Cristo está no meio de nós.

Seguiu-se a crismação. Os oito crismandos que se fizeram acompanhar de seus padrinhos e madrinhas e, um a um, receberam, com grande alegria, o Santo Crisma das mãos do nosso querido Bispo.  Prosseguiu a cerimónia, embelezada com cânticos litúrgicos próprios, com ofertório solene aonde os Crismados entregaram objetos que usam no seu quotidiano, refletindo sob a presença dos dons do Espírito Santo: Luz-Dom da fortaleza; Bíblia-Dom da Sabedoria; Telemóvel-Dom do Entendimento; Computador- Dom da Ciência; Cálice e a patena - Dom do temor de Deus.

Finda a celebração, Dom António, agradeceu a amabilidade e apreço ali sentidos, ao padre Vítor, nosso pároco e de outras paróquias que lhe estão confiadas, pelo trabalho e dedicação a estes espaços pastorais.
Como referiu na sua homilia, de novo nos disse: "- não tenhais medo", saibamos perceber os dons que Deus nos Dá, e estai atentos ao que Deus nos diz, sabendo ouvi-lo."

Deixou ainda o convite para o visitarmos, sempre que queiramos ou necessitemos, na sua casa episcopal diocesana. Que aí seremos sempre bem acolhidos com muito gosto e carinho.
Finda a celebração na Igreja Paroquial, prosseguiu a visita Pastoral com a visita à Capela de Santo António, capela que integrava a “Casa da Tulha ou dos Bernardos”, onde se encontra depositado, e é venerado o corpo do Padre Julián Butron com fama de santidade, há mais de um século.

Tendo-se verificado, em 2022, o centenário de exumação, esperamos que se reúnam condições para se avançar com o processo de reconhecimento de santidade, pela Igreja, do Padre Julian Butron.

Foi referido pelo Senhor  Dom António que se devem constituir as Comissões de trabalho ( Ordem dos Missionários Claretianos do Coração de Maria a que o Padre Julian pertence,  e paróquia de Vila Chã da Beira e diocese de Lamego) para se  recolherem testemunhos  das graças recebidas, concedidas por intercessão do padre Julian,  e testemunhos escritos ( e  os que  andam na tradição oral das pessoas) que se conheçam, sendo estes elementos posteriormente enviados e reconhecidos, por Roma, a fim de se de verificarem condições de o Senhor Bispo da Diocese de Lamego nomear um Sacerdote Diocesano para o efeito de prosseguir com o Processo para atribuição, de Roma, ao Padre Julian Butron, do Título de  “Servo de Deus”.

Finalizaram-se as cerimónias, com o Cântico alusivo “Dizer a Felicidade”, e uma oração presidida por D. António Couto e participada pelas pessoas ali presentes.
Agradecemos, mais uma vez, a vinda do Pastor da nossa Diocese à nossa Paróquia, em espírito de missão e fortalecendo a nossa Fé, deixando-nos o desafio: a nossa meta é Cristo.
De seguida, a Junta de Freguesia ofereceu um lanche, promovendo assim, um convívio salutar entre a Comunidade e o Senhor Dom António Couto e ofereceu-lhe mais uma lembrança, como testemunho de gratidão.

Toda a Paróquia ficou de coração cheio com a Visita do Pastor da Igreja de Lamego, que também somos.

Um bem haja…! Seja Deus Louvado!

 

 Ângela Cerdeira, in Voz de Lamego, ano 93/32, n.º 4712, 28 de junho 2023

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147