Como já vem sendo hábito nos últimos anos, após o término do ano formativo no seminário, os seminaristas juntam-se durante uma semana para um tempo de convivência, formação e ação vocacional numa das zonas pastorais da nossa diocese. Passámos a semana de 25 de junho a 2 de julho no arciprestado de Lamego, dando sequência às ações vocacionais realizadas durante o ano nas zonas pastorais de Tarouca, Armamar e Vila Nova de Paiva. É um tempo privilegiado para conhecer as comunidades da nossa diocese e os padres que as servem, bem como para aprofundar algum elemento da formação do seminário e, também, fortalecer laços entre a própria comunidade do seminário, principalmente no acolhimento daqueles que se juntarão a nós no início do próximo ano formativo.
Dando continuidade ao esforço de proximidade com a realidade da diocese, foi com grande alegria que passámos pelas paróquias de Ferreirim, com o Cónego Manuel Leal, Valdigem e Figueira, com o Cónego José Melo, Cepões, Lalim, Lazarim e a aldeia de Mazes com o P. Agostinho Ramalho, Várzea de Abrunhais e Britiande com o P. Diogo Rodrigues, Penude, com o P. Adriano Cardoso, Magueija, Bigorne e Pretarouca, com o Cónego Hermínio, Sande, com o Cónego José Francisco, Cambres, com o Cónego Bouça Pires, Almacave, com o P. José Abrunhosa e o Cónego José Guedes e Sé, com o P. Marcos Alvim e o Cónego José Ferreira, sem esquecer a obrigatória passagem pelo Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, com o Cónego João António. Não podemos deixar de agradecer a generosidade com que fomos acolhidos e a oportunidade de conhecer estas comunidades. A semana foi marcante também porque com esta passagem pelo arciprestado de Lamego completámos o percurso de todas as zonas pastorais da diocese, iniciado em 2018. Apesar da distância imposta pela formação no Seminário Interdiocesano em Braga, é uma enorme riqueza o facto de podermos percorrer uma grande maioria das 223 paróquias da nossa diocese durante os anos no seminário.
Por outro lado, pudemos também aprofundar alguns elementos da formação teológica, com três formações distintas. Em três sessões, o nosso bispo D. António Couto ajudou-nos a entrar no mundo dos profetas bíblicos, mostrando-nos como o profeta é aquele que vive à escuta da Palavra de Deus, se deixa atingir por ela até ao íntimo e se entrega inteiramente a anunciá-la, independentemente das consequências. Numa sessão com o João Pedro Batalheiro percorremos terrenos da filosofia, concretamente a questão da Verdade em S. Tomás de Aquino. Por fim, tivemos oportunidade de apreender alguns princípios fundamentais da teologia moral com o P. Duarte Sousa Lara. Apesar dos terrenos distintos da formação, pudemos encontrar o chão comum de uma Verdade que nos é dada, revelada na Palavra de Deus e passível de ser acolhida pela razão, pela qual encontramos os critérios seguros para um reto modo de proceder.
A semana terminou em dois eventos de grande significado para a Diocese. No sábado, marcámos presença no Dia da Família Diocesana, na paróquia de Touro, numa manifestação especial da unidade da Igreja diocesana de Lamego que já é, para nós, mais do que meramente simbólica – é também uma oportunidade de reencontrar tantos rostos com que nos fomos cruzando nas diversas comunidades da diocese nos últimos anos. Por fim, terminámos a semana com as Ordenações Presbiterais do P. Eduardo Leal e do P. Tiago Machado. É sempre com grande emoção que vemos irmãos nossos entregar-se por inteiro à Palavra de Deus para servir o Seu Povo. É também uma grande motivação para continuar o caminho do seminário que, se Deus e a Igreja assim o quiserem, nos conduzirá a essa mesma entrega. Continuamos, por isso, a pedir insistentemente que rezem por nós – na certeza de que o contacto próximo com as comunidades nos compromete ainda mais na comunhão orante com toda a diocese.
Tiago Torres
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.