Previous Next

Dias nas Dioceses – Lamego está no mapa

Dia 26 | Quarta-feira
Está a acontecer…. os peregrinos estão connosco e por todo o lado ecoa a palavra: ALEGRIA!
Ontem foi dia de acolher os peregrinos e o primeiro contacto não podia ter sido mais fantástico, intenso e único.
Todos os peregrinos foram distribuídos pelas suas famílias de acolhimento, com as quais jantaram e começaram a criar os primeiros laços. Após o jantar toda a comunidade se reuniu com os peregrinos para um acolhimento geral repleto de muita cor, animação, proximidade e fé.

Dia 27 | Quinta-feira
Um novo dia, a mesma alegria e emoção!
Na parte da manhã foi tempo de criar e fortalecer laços entre os jovens locais e os peregrinos… com tempo para um aprofundamento do tema da JMJ: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.
Durante a tarde o tempo foi de contacto com a cultura local: desde visitar alguns monumentos, ir a algumas Quintas provar o vinho, aprender algumas receitas tradicionais, até ao contacto com a Natureza, com os grupos locais, com a música, ranchos, andar de kayak… nada faltou nesta tarde cultural.
O dia terminou com a celebração da Eucaristia.

Dia 28 | Sexta-feira
O espírito, a entrega, a alegria, não há palavras suficientes para descrever estes dias!
A manhã de sexta foi destinada à missão, ao serviço comunitário.
Os peregrinos visitaram lares de idosos, ATL de crianças, associações de pessoas com deficiência, o estabelecimento prisional, limparam espaços da natureza, fizeram jardinagem, pintaram morais públicos…
Das mais diferenças formas, todos meteram as mãos à obra ao serviço da nossa Diocese e foi maravilhoso!
Já durante a tarde o tempo foi de convívio e relax na piscina ou no rio. Todos aproveitaram para dar um mergulho, refrescar e criar laços com os nossos jovens.
Muitas comunidades acompanharam sempre os peregrinos.
De noite o momento foi de oração e aprofundamento da fé com uma Via-sacra em ambiente JMJ.

Dia 29 | Sábado
Mais um dia inesquecível, nesta experiência cheia de momentos que ficarão para sempre marcados no nosso coração.
Durante a manhã realizou-se a nossa Peregrinação Diocesana que levou todos os peregrinos acolhidos na nossa Diocese ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, juntamente com os nossos jovens, famílias de acolhimento e restantes comunidades paroquias que não quiseram ficar de fora! Após uma visita ao Santuário, todos se reuniram para cantar e dançar num concerto abrilhantado pelo COD Lamego e alguns amigos… muita festa, muita animação, muita alegria, em que todos perceberam e se deixaram envolver pela dinâmica da Pastoral Juvenil da nossa Diocese.
Seguiu-se um convívio e piquenique com aquele típico português “farnel” onde não faltaram panados, rissóis, bôla, queijo e enchidos.
Durante a tarde houve a oportunidade de visitar outros locais da Diocese.
Pelo final da tarde tiveram lugar as Eucaristias Arciprestais seguidas de uma churrascada e de um convívio popular português… os peregrinos tiveram a oportunidade de participar naquele típico bailarico de Verão em que até os mais envergonhados acabaram por dar um pézinho de dança.

Dia 30 | Domingo
Já na reta final dos nossos Dias nas Dioceses, a energia continuou em altas e a vontade de prolongar estes dias fantásticos foi transversal por todo o lado!
Domingo foi um dia mais virado para a comunidade e para o convívio com as famílias de acolhimento. Assim, começamos o dia com a celebração da Eucaristia nas Igrejas Paroquiais, seguindo-se aquele tradicional almoço de família, onde o assado no forno tem sempre lugar de destaque e as conversas se prolongam interminavelmente.
Pelo final da tarde as comunidades congregaram-se para comer, conviver, ensinar os jogos tradicionais, cantar e dançar… momentos repletos de alegria, boa disposição e um coração cheio!
À noite realizaram-se as Procissões de Velas, pelas quais os peregrinos tanto ansiavam, com o andor de Nossa Senhora de Fátima.

Dia 31 | Segunda-feira
E chegou assim ao final…foram dias fantásticos e nós nunca esqueceremos aqueles com quem cruzamos caminho ao logo destes Dias nas Dioceses.
Pela manhã, peregrinos, jovens, famílias de acolhimento e restantes comunidades rumaram até à cidade de Lamego, capital da nossa Diocese. Por lá aproveitaram para uma última visita e subiram alguns dos 615 degraus do escadório de Nossa Senhora dos Remédios até chegarem à Carreira Central, onde decorreu a Celebração de Envio.
Num grande espaço verde, onde estava montado um altar-palco decorado a rigor, teve lugar o ponto alto deste dia: a Celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso bispo e com a presença de todos os bispos e padres que estiveram connosco ao longo desta “pré-jornada” … foi uma manhã de vivência da fé e de muitos momentos bonitos e emocionantes.
Após um pequeno lanche, foi a hora da despedida e os peregrinos seguiram para Lisboa com a promessa de voltar a visitar-nos.

 

in Voz de Lamego, Ano 93/37, n.º 4717, de 16 de agosto de 2023

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147