No ano de 1993, a 31 de julho de 1993, na Sé de Lamego, foram ordenados padres meia dúzia de jovens diáconos.
Efetuaram os seus votos, perante o então bispo D. António de Castro Xavier Monteiro, Bispo da Diocese, Diamantino José Pereira Duarte, Carlos José Gomes Caria, Joaquim Proença Dionísio, José Manuel de Deus Ramos e João Martins Fernandes.
Desde sempre presente nas ordenações sacerdotais dos seus jovens e futuros colegas, esteve o Padre de Ferreirim/Sernancelhe, José Alves de Amorim. Após o término da celebração, dirigiu-se à sacristia no sentido de cumprimentar os jovens ordenados e, nessa ocasião, foi abordado, pelo então Vigário Geral da Diocese, atual Bispo Emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho, que o convidou para Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, um dos santuários mais importantes da Diocese, sucedendo ao Pe. Manuel Vieira, o que veio a acontecer em 16 de janeiro de 1994.
Durante os 27 anos que esteve na frente dos destinos do Santuário, devolveu-lhe o brilho e o prestígio de outrora. Mal sabia que três dos sacerdotes ordenados nesse dia estariam, no futuro, ligados à sua missão como pároco e como reitor. Pouco tempo depois deste episódio, um dos jovens padres ordenados, Diamantino José Pereira Duarte foi colocado em Ferreirim para efetuar equipa com ele, a fim de o libertar para os trabalhos do Santuário.
Presentemente, o Pe. Diamantino Duarte é o pároco efetivo de Ferreirim e tem uma excelente ligação ao Santuário da Lapa.
No ano de 2019, é nomeado Vice-Reitor do Santuário outro sacerdote ordenado no mesmo ano do Pe. Diamantino, o Pe. Joaquim Proença Dionísio. Um ano depois passou a Reitor do Santuário, permanecendo até ser eleito Bispo Auxiliar do Porto.
Coube-lhe fazer a gestão do Santuário durante a pandemia do Covid-19. Modernizou a dinâmica da gestão do Santuário e promoveu as comemorações do Jubileu dos 525 anos, que este ano o Santuário comemora.
A 26 de maio de 2023, foi escolhido por Sua Santidade o Papa Francisco para Bispo Auxiliar do Porto.
No próximo dia 27 de agosto, será apresentado como novo Reitor do Santuário, o Pe. Carlos José Gomes Caria, outro dos sacerdotes ordenados em 31 de julho de 1993.
Seja bem-vindo senhor padre Carlos Caria, a um dos mais emblemáticas Santuários da nossa Diocese de Lamego, sob a proteção da Virgem Mãe, aqui invocada como Nossa Senhora da Lapa.
Aguardamos e rezamos por si!
Ana Nunes, in Voz de Lamego, Ano 93/38, n.º 4718, de 23 de agosto de 2023