Previous Next

As Chaves de S. Pedro… de Castro Daire

“Dar-te-ei as chaves” (Mt 16, 13).
No entardecer deste mês de agosto o Pe. Miguel Peixoto  recebeu as chaves da Paróquia  de S. Pedro de Castro Daire, como sinal visível da sua tomada de posse da referida paróquia. Neste dia tão importante para a vida de um presbítero, o Pe. Miguel Peixoto foi acompanho pelo Pró-Vigário da nossa Diocese, pelos seus familiares e por alguns párocos do Arciprestado Castro Daire-Vila Nova de Paiva, entre os quais o arcipreste e vice-arcipreste, e alguns párocos de outros arciprestados e de padres oriundos de outras dioceses que com ele compartilharam a estadia na cidade das sete colinas.

O novo pároco foi acolhido ao som da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, como sinal de alegria e estima. Uma escuteira em nome da comunidade paroquial dirigiu umas palavras de boas-vindas ao Pe. Miguel Peixoto referindo que “Esta casa que é também nossa, passa a ser também sua! Estaremos ao seu lado, caminharemos consigo!”. Na celebração eucarística estiveram representadas as várias forças vivas da Paróquia: as irmãs dominicanas, irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, a irmandade do Senhor dos Passos, o Agrupamento 280-Escuteiros de Castro Daire e diferentes grupos e colaboradores paroquiais. Também a sua paróquia natal se fez representar por um grupo oriundo do outro extremo da nossa Diocese, da Paróquia de Nossa Senhora do Pranto de Vila Nova de Foz Côa acompanhados pelo seu pároco. Também marcaram presença as entidades civis, particularmente a Camara Municipal de Castro Daire, a Junta de Freguesia homónima através dos seus presidentes e demais membros do executivo e o comandante dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire.

Na homilia o Pró-Vigário Geral destacou um célebre pensamento de St. Agostinho “Porque para vós sou Bispo, convosco sou cristão. Aquele é nome de cargo, este de graça”. Tendo como horizonte este sábio dito de St. Agostinho o Pró-Vigário mencionou que a principal tarefa de um pároco é o exercício do tríplice múnus: ensinar, santificar e governar.

O Pe. Miguel Peixoto nas suas primeiras palavras dirigidas aos seus novos paroquianos frisou que “a primeira palavra que vos trago é, assim, uma palavra de confiança: estou convosco, para estar convosco e caminhar convosco”. Também deixou uma palavra de agradecimento ao trabalho pastoral realizado pelo Pe. Carlos Caria sublinhando que “gostaria de recordar… que em Igreja ninguém substitui ninguém. Não venho substituir o Padre Caria. Hoje estou aqui para lhe suceder, para dar continuidade ao anúncio do Evangelho, à cura das almas e ao cuidado de cada um de vós, tal como ele fez, mas agora com a minha sensibilidade”. Pedimos ao Senhor da Messe que abençoe o Pe. Miguel Peixoto nesta sua nova missão para que segundo palavras suas “suscitar o desejo pela Água Viva que é o Senhor”.

 

Pe. Ângelo Santos, in Voz de Lamego, Ano 93/39, n.º 4719, de 30 de agosto de 2023

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147