Em Valença do Douro…
Os últimos Domingos têm sido vividos em clima de festa, de mudança e de expectativa, com a entrada dos novos párocos em alguns espaços pastorais.
Na tarde do último Domingo de agosto, o Pe. Eduardo Leal assumiu a paroquialidade das paróquias para que foi nomeado: Ervedosa do Douro, Casais do Douro, Sarzedinho, no Arciprestado de Mêda-Penedono-São João da Pesqueira-Vila Nova de Foz Côa; Desejosa e Valença do Douro, no Arciprestado de Moimenta da Beira-Sernancelhe-Tabuaço.
Na paróquia de Valença do Douro, com paroquianos da Desejosa e da Balsa, a santa Missa foi presidida pelo monsenhor Vigário Geral, Pe. Joaquim Dias Rebelo, cónego (jubilado) da Sé de Lamego.
Presentes na celebração, a Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tabuaço e o Presidente da Junta de Freguesia; os padres Albano Cardoso, Arcipreste de Sernancelhe-Moimenta da Beira-Tabuaço, e Manuel Gonçalves, paróquia de Tabuaço.
Durante a homilia, o Pe. Joaquim, partindo do Evangelho, em que Jesus questiona os seus discípulos, sobre o que dizem os homens que é o Filho do Homem e depois diretamente a eles: e vós quem dizeis que Eu só? Com Pedro a chegar-se à frente para O reconhecer como Messias e Filho de Deus. Como cristãos, também nós temos de estar disponíveis para dar testemunho de Jesus, com as palavras e com a vida. É essa também a missão do novo pároco, anunciar o Evangelho, contando com todos, dar testemunho da palavra de Deus, ajudar a viver melhor os mandamentos do Senhor.
Durante a celebração da Eucaristia, houve lugar a alguns gestos próprios, a leitura da provisão, a profissão de fé do novo pároco, acompanhado pela comunidade, na proclamação do Credo Niceno-constantinopolitano, e com o compromisso de fidelidade em Igreja, na comunhão com o Bispo e com o Papa; a entrega das chaves da Igreja – momento em que o Sr. Vigário Geral sublinhou o facto de que quando damos as chaves de casa a alguém é porque o consideramos de confiança, no círculo de amigos ou da família, seja também esse o acolhimento ao Pe. Eduardo –, e as chaves do Sacrário – o centro da Igreja e da comunidade, pois aí está, permanentemente Cristo vivo; a proximidade ao sacrário há transformar-se em proximidade às pessoas para quem o padre Eduardo é enviado.
Houve tempo também para o novo pároco agradecer a presença de todos, dos colegas e dos paroquianos, estando disponível para caminhar com a comunidade, não apenas servir, mas conjuntamente caminhar, rezar, anunciar e viver a Palavra de Deus.
Depois da bênção final, seguiu-se um momento de partilhar a bebida e a comida, pois também dessa forma se caminha, se constrói comunidade, se estreitam laços de sadia convivência e proximidade.
Em Ervedosa do Douro….
Foi com grande alegria e satisfação, que a comunidade de Ervedosa do Douro, recebeu este domingo, dia 27 de agosto de 2023, o Sr. Padre Eduardo Leal como nosso pároco e das paróquias de Casais e Sarzedinho.
Aquando da receção, estiveram presentes o Sr. Presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia e seu executivo e representantes de todas as Associações da nossa terra.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia com a presença do Sr. Vigário Geral, monsenhor Joaquim Dias Rebelo, o Sr. Padre Amadeu, Acipreste do Arciprestado do Alto Douro e muitos outros senhores padres, a quem agradecemos a sua presença.
Após a celebração da Eucaristia, houve um lanche convívio no salão paroquial, onde confraternizamos e podemos conhecer um pouco do Sr. Padre Eduardo. Toda a comunidade demonstrou um grande apreço, pela sua simpatia e humildade, o que muito nos apraz.
Uma certeza o Sr. Padre Eduardo pode ter: será considerado como um membro da nossa família, onde encontrará todo o apoio, amizade e disponibilidade para o que necessitar.
Uma nota de agradecimento à Diocese de Lamego na pessoa do Sr. Bispo, Dom António Couto, todo o apoio que nos foi dado enquanto estivemos sem padre efetivo e agora por nos mandar para junto de nós o Sr. Padre Eduardo.
Seja bem-vindo senhor padre Eduardo Leal.
Olinda Natário Cordeiro
in Voz de Lamego, Ano 93/39, n.º 4719, de 30 de agosto de 2023