Peregrinação dos Sinais de Nossa Senhora da Lapa

Realizou-se este domingo, dia 17 de setembro, a “Peregrinação dos Sinais de Nossa Senhora da Lapa no Mundo”. Foi a 3ª e última peregrinação promovida por este santuário neste ano corrente.

Deteve participação especial do Concelho de Vizela, cujo impulsionador, GF de Santa Eulália e outras entidades de Vizela, que se quiseram unir a este santuário, neste ano tão especial como esta a ser o Jubileu dos 525 Anos de sua existência.

E porque o estado climatérico não foi favorável, a Celebração Eucarística não se efetuou no recinto campal, como estava previsto, foi efetuada no interior do recinto da Igreja o que ainda solenizou e engrandeceu mais o momento e as cerimónias.
Num santuário totalmente repleto de peregrinos, presidiu à celebração o Senhor Cónego João Morgado, Provigário da Diocese em representação do Rev.mo Bispo D. António Couto.

Numa homilia peculiar onde a história deste santuário predominou, e após agradecer às entidades presentes, dirigiu-se de forma carinhosamente aos peregrinos, onde se serviu da Gruta e de alguns altares existentes da igreja para fazer passar a mensagem que este santuário mariano serve essencialmente para, falar, aconchegar e acolher.

“Encontramo-nos neste domingo para ouvir a palavra de Deus, que nos fala da entrega de Nª Senhora a João para que João a recebesse em sua casa. Essa entrega foi feita quando Nossa Senhora estava ali ao lado da cruz. Jesus estava no alto representado aqui pelo altar de quem entra do lado direito, com a imagem de Nossa Senhora da Soledade, que esta tarde será coroada em Mafra pelo Cardeal Tolentino Mendonça enviado pelo Papa Francisco …”

Lembrou assim, que neste dia também seria coroada na Basílica do Espírito Santo de Mafra, a imagem de Nossa Senhora da Soledade onde também o Santuário da Lapa se fez representar por uma delegação da Mesa de Honra da Associação de Nossa Senhora da Lapa.

Após a eucaristia, o Ver. Reitor do Santuário, padre Carlos Caria, procedeu entrega de cartões a Associados Beneméritos e Mesários da Mesa de Honra do Santuário, e o Rev.  Provigário colocou no estandarte do GF de Santa Eulália uma fita comemorativa dos 525 anos do Santuário.

Competiu ao senhor Manuel Monteiro, diretor do Grupo Folclórico de Santa Eulália, agradecer o acolhimento sempre gracioso do Santuário da Lapa, presenteando as autoridades presentes que contribuíram com a sua participação e voluntariado no engrandecimento desta peregrinação.

Como o S. Pedro também quis brindar-nos com a sua participação no evento, abençoando-nos com a água da chuva, não sendo possível efetuar a procissão do adeus, o coro dos elementos do GF. S.ta Eulália (que esteve magistralmente regido) entoou o hino a Nossa Senhora da Lapa de autoria do Reitor Emérito o Rev. Padre Amorim.

Que Nossa Senhora da Lapa ao longe e ao perto proteja todos os seus romeiros com o seu divino manto!

Ana Nunes, in Voz de Lamego, Ano 93/42, n.º 4722, de 20 de setembro de 2023