No sábado, dia 18, logo pela manhã, 60 entusiasmados catequistas reuniram-se no Seminário de Resende para trabalharmos juntos na que era, para muitos, a sua primeira formação.
As expectativas eram muitas, e a vontade de aprender enorme, quer do lado dos formandos, quer dos formadores, pois o ensino é sempre mútuo nestes encontros.
Direcionada para catequistas de Cinfães e Resende, a proximidade física da formação permitiu a presença de muitos que, apesar de serem catequistas há vários anos, ainda não tinham tido qualquer formação nesta área.
Para aquecer (não animar, já que estávamos animadíssimos!), após as orações iniciais, o P. Tozé dirigiu e ensinou um cântico alegre com muita coreografia, divertida mas simples, para que todos facilmente aprendessem e pudessem usar na animação das suas sessões de catequese.
E após uma breve revisão do papel e função do catequista na Igreja e na comunidade, dos princípios básicos da sua preparação e do esquema de preparação duma sessão de catequese, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho (até à 1ª Comunhão, desta à profissão de Fé, e adolescentes/jovens) para poderem preparar dum modo mais prático e específico uma sessão com o tema previamente escolhido - a parábola do Bom Samaritano (cumprindo o proposto neste Ano Pastoral – a Caridade).
Houve tempo para debate e troca de experiências e ideias, apesar de "saber a pouco", pois a vontade de partilhar e ouvir era muita, mas foi muito enriquecedor para todos.
Terminamos como começamos, com orações e cânticos coreografados, e recuperamos as energias gastas com um convívio á volta da mesa, "miminho" da D. Glorinha e da D Anita.
Na "avaliação final", muito positiva, ficou a vontade expressa dos participantes de receberem mais vezes a equipa, havendo até quem considerasse que a participação deveria ser obrigatória para todos os que querem ser catequistas...
Na próxima semana estaremos no Touro, formação direcionada para os catequistas de Touro e Pendilhe. Até lá!
Isilda Montenegro, in Voz de Lamego, ano 87/51, n.º 4437, 21 de novembro de 2017