No passado Domingo, 24 de setembro, realizou-se pela primeira vez uma procissão com a relíquia e estandarte do Beato Padre Luís Tezza, seguida de Missa presidida pelo Sr. Bispo D. António Couto. A comemoração foi organizada pelas Filhas de São Camilo, que se encontram a residir na cidade de Lamego, responsáveis pela Estrutura Residencial para Idosos – Centro Social Filhas de São Camilo, com a finalidade de sinalizar o centenário da morte de um dos fundadores desta Congregação – Beato Padre Luís Tezza.
Esta Congregação herdou o Carisma dado por Deus a São Camilo de Lellis, para testemunhar com a vida e com as obras o amor de Cristo para com os doentes. As religiosas desta congregação dedicam as suas vidas ao doente em qualquer condição, inclusive em fase contagiosa, sendo que têm o 4º voto – servir os doentes, mesmo colocando a sua vida em risco.
A Congregação Filhas de São Camilo possui 84 casas por todo o mundo, em Portugal representada na cidade de Lamego com o Centro Social desde 1993, atualmente com capacidade para alojar 70 idosos e em Fátima desde 2015, onde se dedicam ao apoio ao domicílio aos doentes em casas particulares e conventos.
De forma a celebrar o encerramento do Centenário da morte do B. Padre Luís Tezza, que iniciou em setembro de 2022 e termina a 26 de setembro do corrente ano, as Irmãs promoveram esta iniciativa de cariz espiritual. A procissão iniciou na carreira central de acesso ao Santuário da Sra. Dos Remédios, onde foi recitado o terço e breves reflexões da vida do Beato em cada mistério.
Na Santa Missa presidida pelo Sr. Bispo e os Padres concelebrantes foi refletida por diversas vezes a vida e missão do Beato, que tanto orgulha os que o seguem. Aludiu que as obras de caridade praticadas por este sacerdote (Ministro dos Enfermos) também é um dever de cada Cristão.
Por fim houve um lanche de confraternização entre todos, brindando ao Centenário da morte Beato Padre Luís Tezza.
As Filhas de São Camilo agradecem a todos os presentes pela participação na iniciativa, em especial ao Reverendíssimo Sr. Bispo D. António Couto, todos os Srs. Padres presentes, aos responsáveis pelo Santuário, funcionários do CSFSC pela ajuda com os idosos que também estiveram presentes e ao coro de Fontelo (Armamar) que animou solenemente a Eucaristia.
Patrícia Guedes (Téc. Sup. de Ed. Social - CSFSC), in Voz de Lamego, Ano 93/43, n.º 4723, de 27 de setembro de 2023