Celebração do Crisma em Sernancelhe

A comunidade paroquial de S. João batista de Sernancelhe, viveu neste domingo, 1 de outubro um dia particularmente intenso com o crisma de 21 jovens. A estes jovens juntaram-se mais vinte jovens das paróquias confiadas aos padres Carlos de Carvalho e Francisco Marques: quatro de Antas, oito de Aveloso, dois de Beselga, quatro do Seixo e dois da Prova. Mais uma vez o Salão multiusos de Sernancelhe foi o lugar escolhido, dada a previsão de cerca de seiscentos fiéis na celebração, o que veio a confirmar-se. Duas lonas com réplicas das lindíssimas pinturas murais da igreja paroquial, a construção de um palco para o efeito que acolheu o altar, o ambão bem como espaço para o grupo coral, o indescritível cordão de flores a ladear todo este conjunto, criaram em todos a sensação de que estávamos, efetivamente numa grande catedral. Tal espaço apesar de amplo, aproximou, privilegiou a participação, gerou silêncio e comunhão com Deus.

Pelas quinze horas e trinta minutos deu-se início à celebração. Na homilia, partindo do texto do Evangelho de Mateus, da liturgia do 26º domingo do tempo comum, D. António Couto, bispo de Lamego reforçou a intensidade das já intensas palavras: “Filho, vai hoje trabalhar na vinha’. Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’. Depois, porém, arrependeu-se e foi. O homem dirigiu-se ao segundo filho e falou-lhe do mesmo modo. Ele respondeu: ‘Eu vou, Senhor’. Mas de facto não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?»

A abordagem serena, a clareza da linguagem e a brevidade do momento foram condimentos para uma interpelação profunda a toda a assembleia: Afinal, qual destes filhos eu sou?

O momento do Crisma, dada a amplitude do espaço permitiu que todos pudessem apreciar o gesto, a proximidade de D. António com cada um dos crismandos e respetivos padrinhos e os sorrisos que tão naturalmente se soltavam em momento particularmente profundo, tocante e de compromisso. O Grupo coral de forma intensa ia repetindo: “Espírito criador vem transformar o mundo, vem recriar a vida do homem, vem congregar o teu povo na justiça”.

Momento particularmente tocante foi o que se seguiu à comunhão. Sete jovens crismados, representando as sete comunidades já referidas, partilharam com a assembleia frases e pensamentos retirados das mensagens e homilias do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. A cada texto proclamado todos puderam cantar “Inunda meu ser, inunda meu ser, Espírito inunda meu ser”. Este momento foi concluído com o testemunho breve, mas profundo, de quatro jovens de Sernancelhe que participaram na Jornada Mundial da Juventude e que cremos, tocaram profundamente os jovens crismados.

Antes da bênção final, três jovens em representação de todos os crismados quiseram oferecer uma cruz em cristal e dirigir algumas palavras de agradecimento a D. António: Pelas suas mãos sentimos a intensidade do Espírito Santo (…) oferecemos esta simples prenda que é manifestamente pouco, comparada com a prenda que hoje recebemos pela imposição das suas mãos, o Divino Espírito Santo.

Gratos por ter vindo, gratos pela sua presença.

in Voz de Lamego, Ano 93/44, n.º 4724, de 4 de outubro de 2023.