Tomada de Posse do Padre Sousa Lara

São 5 horas da tarde. Tocam as horas na torre da Igreja numa tarde chuvosa de outono. Mas... é dia de Festa para as Paróquias de S. Pelágio de Alhões e de Santa Cristina de Tendais. Apenas pude estar presente nesta última. É dia de Festa por dois motivos: ação de graças pelo serviço pastoral do Pe. Adriano Pereira, que depois de tantos anos ao serviço destas comunidades, por motivos de falta de saúde, e ação de graças pelo ministério sacerdotal e pastoral que agora inicia o Pe.  Duarte de Sousa Lara.

Contando com a presença de alguns sacerdotes da Zona Pastoral de Cinfães, familiares e amigos dos sacerdotes em festa, ambas as celebrações decorreram de uma forma simples e singela transparecendo Deus a todos quantos se fizeram presentes.

"Bendito o que vem em nome do Senhor", foi o mote da homilia feita pelo Pró-Vigário Geral da nossa Diocese, Cónego João Carlos Morgado, que em nome da Diocese agradeceu o fecundo trabalho e obra do Pe.  Adriano nestas comunidades ao longo de tantos anos e, saudando também, o Pe. Duarte pelo início do seu trabalho pastoral nas mesmas comunidades.

Na homilia foram refletidas as leituras do XXVIII Domingo do Tempo Comum que nos falaram do Banquete e também das tribulações da vida, para as quais todos devemos estar preparados. Aqui o Pe. João elucidou todos os presentes sobre a figura do sacerdote e sobre a missão sacerdotal.

Depois ao longo da Eucaristia foram realizados todos os momentos respeitantes à Tomada de posse de um novo Pároco, desde a entrega das chaves à ocupação da Cátedra, segundo o Ritual existente para as tomadas de posse dos Párocos.

Depois das palavras de gratidão quer do Pe. Adriano quer do Pe. Duarte e, depois das palavras de alguns membros das comunidades e da entrega de alguns ramos e lembranças, deu-se por terminada a Eucaristia onde no final, à porta da Igreja, o Pe.

Duarte fez questão de saudar cada um dos seus novos paroquianos.

No final dos atos religiosos, tal como se falava no Evangelho, os sacerdotes presentes partilharam a refeição onde se estreitaram os laços de Amizade.

Pe. Fabrício Pinheiro, in Voz de Lamego, ano 93/46, n.º 4726, de 18 de outubro de 2023.