Como já é hábito no segundo sábado de outubro, este ano, no dia 14, o Movimento da Mensagem de Fátima fez a sua peregrinação diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, na zona pastoral de Sernancelhe. É a forma de começar o novo Ano Pastoral, entregando nas mãos de Nossa Senhora os trabalhos que agora se iniciam.
O tempo não prometia ser nada agradável (previa-se chuva) e o dia amanheceu escurecido pelo nevoeiro. Contudo, depois da saudação a Nossa Senhora no Santuário e da caminhada para o Recinto das Peregrinações, no momento da celebração da Eucaristia, o nevoeiro desapareceu, dando lugar ao sol, que como afirmou na homilia o Cón. João Carlos Morgado, pró-vigário geral da nossa Diocese, nos fez lembrar o Milagre do Sol ocorrido em 1917. O Sacerdote fez-nos ainda refletir na necessidade de caminhar juntos, de acordo com o Sínodo que está a realizar-se em Roma, aprendendo com os Pastorinhos que a partir do encontro com Nossa Senhora, fizeram a experiência de Deus e ofereceram-se pela humanidade.
Da parte da tarde houve uma assembleia em que tomou parte o assistente nacional, pe. Daniel Mendes que apresentou o tema escolhido para este ano, “Chamados ao Encontro”. Somos chamados a encontrar Cristo na Oração, na escuta da sua Palavra e na presença eucarística, para depois encontrarmos os irmãos que na vida diária precisam da nossa ajuda. O Movimento da Mensagem de Fátima com os seus setores lembra-nos que a oração não está desligada da evangelização. Para isso é necessário termos um Movimento organizado a nível diocesano e paroquial, não agarrado a lugares ou postos, mas empenhado em chamar mais pessoas que possam contribuir para o anúncio da Mensagem de Nossa Senhora. Foi ainda abordada a importância da quota que no próximo ano subirá para sete euros. A quota é uma renúncia de cada mensageiro que se traduz em benefícios espirituais, a celebração de uma missa diária no Santuário de Fátima e várias missas na Diocese, além da ajuda nas atividades a nível nacional e diocesano e ainda a ajuda na publicação e expedição do Jornal Voz da Fátima.
A peregrinação terminou com a adoração eucarística no Santuário onde cada um pode experimentar o encontro com o Senhor a exemplo dos Santos Pastorinhos. O Secretariado Diocesano agradece ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa a disponibilidade para nos acolher, bem como a presença dos vários sacerdotes, o pró-vigário Geral que presidiu à celebração da Missa e o assistente nacional, Pe. Daniel Mendes que esteve presente e os que generosamente ajudaram os peregrinos no Sacramento da Reconciliação.
Pe. Diogo Rodrigues, in Voz de Lamego, ano 93/46, n.º 4726, de 18 de outubro de 2023.