Este Domingo, dia 19 de Novembro, decorreu na Sé Catedral de Lamego, pelas 10.00h, uma celebração Eucarística, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Sr. D. António Couto, para assinalar I Dia Mundial dos Pobres. Concelebraram com o Sr. D. António Couto, o Sr. D. Jacinto Tomás Botelho, Bispo Emérito da nossa Diocese, Sr. Vigário-Geral, Monsenhor Joaquim Dias Rebelo, Sr. Pro Vigário Geral Pe. João Carlos Morgado e ainda o nosso Pároco da Sé Catedral, Sr. Cónego Pe. José Ferreira.
Como forma de mensagem a todos sobre a efeméride, um grupo de crianças do 6º Ano, sob a orientação das suas catequistas, encenou a Parábola do Bom Samaritano, a qual, como nos aconselha o nosso Bispo, poderá “servir de guia de vida e de ícone para os olhos e o coração, uma das mais belas figuras da caridade, retratada por Jesus…”.
No momento do Ofertório, as crianças e jovens da catequese, ofereceram bens alimentares para serem posteriormente entregues a famílias carenciadas que regularmente se dirigem aos serviços sócio caritativos da nossa paróquia. Com este gesto pretendeu-se sensibilizar os mais novos para a importância da partilha, dos afetos e da consciencialização de todos para os problemas relativos à caridade, indo de encontro ao que nos é proclamado pelo Papa Francisco, ao dizer-nos que cuidar dos pobres é “lutar contra todas as pobrezas, espirituais e materiais”.
Um outro momento significativo, foi após a Ação de Graças, procedendo-se ao lançamento da campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz”, um compromisso com a Paz no Mundo, a Paz em Família, a Paz entre Homens e Mulheres, organizado e dinamizado pela Cáritas. Uma vez mais, um grupo de jovens do 8ºAno apresentou, simbolicamente, ao Sr. Bispo e consequentemente à Diocese, a Luz da Paz, através das velas alusivas à campanha.
Apraz-nos referir que foi uma Missa especial, plena de significado, tão bem explicito na homilia proferida pelo Sr. D. António Couto, dirigida essencialmente às crianças e jovens, sobre a pobreza, sobre a caridade, sobre as atitudes no nosso quotidiano junto dos mais desprotegidos. Salientou, com determinação e acuidade, que estávamos a assinalar o I Dia Mundial dos Pobres, mas o II Dia começa já manhã.
Cáritas Diocesana de Lamego,
In Voz de Lamego, ano 87/51, n.º 4437, 21 de novembro de 2017