Pe. Delfim de Almeida, 1935-2023

O Rev. Cón. Delfim de Almeida nasceu a 22 de janeiro de 1935 em Mezio, concelho de Castro Daire, no território da Diocese de Lamego. O seu pai, de nome Joaquim de Almeida, e a sua mãe, Maria do Carmo, esforçaram-se para que crescesse num lar cristão.

Ainda novo, entrou para o Seminário de Nossa Senhora de Lourdes, em Resende. Posteriormente, seguiu os estudos no Seminário Maior de Lamego.

A 20 de Dezembro de 1958, recebeu a ordenação diaconal na Capela do Seminário Maior de Lamego, das mãos do então Bispo da Diocese, Sr. D. João da Silva Campos Neves. A 15 de Agosto seguinte, em 1959, no mesmo local e pelas mãos do mesmo Prelado, receberia a ordenação presbiteral.

Logo a seguir à ordenação sacerdotal, foi nomeado Pároco de Prova e Aveloso, ambas no concelho de Mêda, onde, durante cerca de seis anos, acompanhou ministerialmente aquelas comunidades. Em seguida, muda-se para Resende, onde foi prefeito do Seminário por quase um sexénio. A partir de 1970, passa transita para o Seminário Maior de Lamego, onde lhe foi confiada a função de prefeito e de professor. Entretanto, ruma a Pamplona onde, na Universidade de Navarra, conclui o Ciclo II (atual Mestrado) em Teologia Bíblica. Regressado a Lamego, continua a sua missão de professor e de Prefeito no Seminário. Em 1990, é nomeado Cónego Capitular da Igreja Catedral de Lamego. Chegaria a ser Deão do Cabido, cargo que exerceu durante vários anos.

Em 1996, é nomeado Pároco in solidum da Paróquia da Sé, na cidade de Lamego, onde procurou dedicar cada vez mais tempo ao ministério do sacramento da Reconciliação.

Nos últimos anos de vida, já dispensado da paroquialidade, manteve essa dedicação silenciosa e generosa ao Sacramento da Reconciliação na Igreja Catedral. Regressado ao Mezio, onde sempre contou com a preciosa ajuda da sua família, nomeadamente das irmãs Ana e Filomena, colaborou com o Pároco da sua terra natal no que lhe era possível.

Membro da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, foi um exemplo de generosidade e fidelidade à sua vocação cristã e sacerdotal.

No último período da sua peregrinação terrena, a fragilidade da sua saúde tornou-se cada vez mais palpável. Deus chamou este seu servo a 12 de Outubro de 2023, dia especialmente dedicado a Nossa Senhora, quando se encontrava internado no Hospital de Lamego.

O seu funeral teve lugar na Igreja Paroquial do Mezio, a 14 de Outubro de 2023, e a celebração exequial foi presidida pelo Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego, tendo contado com a presença do Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo emérito, e de um número muito significativo de sacerdotes e fiéis leigos.