No passado dia 21 de outubro (sábado) à noite, véspera do Dia Mundial das Missões, o grupo de Jovens Sem Fronteiras do Távora realizou na Igreja Paroquial de Sernancelhe a Vigília Missionária. Unindo jovens e demais paroquianos de toda a Zona Pastoral de Sernancelhe, a Vigília teve como tema "Corações Ardentes, pés ao Caminho" tal como proposto pelo Papa Francisco, que nos desafiou a deixar a desilusão ou a confusão de lado, a abrirmos os olhos para ver Jesus e a pormo-nos a caminho para levarmos a mensagem de Cristo Ressuscitado a todos.
"Em oração caio a teus pés, Senhor..." foi o cântico inicial, e que bela forma de começar: abrindo o nosso coração e pedindo ao Senhor que venha viver em cada um de nós!
Pouco a pouco recordámos características, a Igreja e os Missionários dos 5 continentes, e pedimos ao Senhor que nos ajudasse a sermos impulsionadores, testemunhas, anunciantes da Boa Nova, promotores de diálogo e a ter presente as suas atitudes no nosso coração. E foi também com esse Espírito Ardente que escutámos o Evangelho (Lc 24, 13-15) em que Jesus aparece e caminha lado a lado de dois dos seus Discípulos que iam a caminho da aldeia de Emaús.
E por falar em caminhar, foi a recordar o caminho que fizemos há pouco tempo até Lisboa, que ouvimos o testemunho da Matilde, uma jovem do grupo JSF do Távora, que nos contou a sua experiência, que foi a de muitos de nós, durante a JMJ23!
Continuámos a nossa oração... Refletindo sobre a mensagem do Papa Francisco para este Dia Mundial das Missões oferecemos ao Senhor uma vela, a bíblia, um cesto com pão e umas sandálias, objetos representativos do tema desta Vigília.
Passo a passo, ao som de "Como são belos os pés", fomos convidados a fazer parte do Caminho Comum em Direção a Cristo, colocando na estrada que embelezava o altar os nossos pés (em papel) como símbolo da vontade de cada um de nós para colocar "os pés ao caminho" como nos sugere o Papa Francisco.
Após a Dinâmica, tivemos um momento de preces seguido da Oração que Jesus nos ensinou.
E foi com o entusiasmo e acreditando que "todos vão ouvir a nossa voz..." (hino JMJ23) que terminámos a vigília missionária e em comunidade colocámos pés ao caminho para anunciar a Palavra de Deus.
Grupo de Jovens Sem Fronteiras do Távora, in Voz de Lamego, ano 93/47, n.º 4727, de 25 de outubro de 2023.