Quem esteve na JMJ sente uma imensidão de emoções e ter a oportunidade de revivê-la é claramente uma proposta irrecusável!
Assim, os jovens da Diocese de Lamego, no passado fim de semana, viveram 24H de memórias, alegria e fé. Caminharam até Moimenta da Beira e entusiasmaram-se com as surpresas! A manhã de sábado ficou marcada pelo acolhimento, onde rostos se reencontraram e sorriram, pela visita aos utentes da Santa Casa da Misericórdia e da ArteNave, momento de animação, música e aconchego e ainda por uma visita cultural às caves da Adega Cooperativa. A tarde solarenga de workshops e takmaster proporcionou reflexão, gargalhadas e partilha. "Todos, todos, todos" tiveram possibilidade de serem "alegres na esperança" e de se sentirem "chamados pelo nome"! A noite caía e a Igreja Paroquial iluminou-se com a Eucaristia presidida pelo Padre Luís Rafael e animada pelo Côro Diocesano da Juventude. Os cânticos entraram no coração dos jovens e as palavras do Diretor do DDPJ tocaram o interior de "todos os príncipes e princesas", que naquele momento, celebravam Jesus Cristo, o nosso Rei coroado de espinhos.
No ofertório cada jovem recebeu "um pedaço" e tornou-o numa intenção, recordando o Dia Mundial da Juventude e todos os jovens que passam por dificuldades. O jantar estava quente e delicioso, mas o ar gélido fez com que a maioria dos jovens corresse apressadamente para o momento da festa no interior do Externato Infante D. Henrique. Começou a Revenge com o Dj Cozta e juntou-se a emoção com os testemunhos dos peregrinos estrangeiros acolhidos na nossa Diocese, a adrenalina de mais uns desafios, a surpresa dos melhores vídeos e efetivamente a dança até não sentir as pernas. A melhor revenge e a brutal "discoteca dos santos"! Com a noite passada em acantonamento, surgiu o raiar do dia e chegaram ao fim 24H incríveis, desta vez, com um delicioso pequeno almoço e uma calorosa Oração de Envio.
Márcia Amaral, COP Nespereira, in Voz de Lamego, ano 94/04, n.º 4732, de 29 de novembro de 2023.