Previous Next

Ordenação Diaconal de Eduardo Pinto

«Há mais felicidade em dar do que em receber» (At 20, 35).
Exulta de alegria, Igreja de Lamego, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, porque o Senhor teu Deus te visita e te oferece a vida do Eduardo Pinto, para a ordem dos diáconos.

O Eduardo Pinto nasceu no dia 3 de junho de 1970, filho de Francisco Pinto e Conceição Gaspar Pinto. Foi batizado no dia 5 de julho do mesmo ano na freguesia da Sagrada Família, Luanda, pelo padre Augusto Mateus. Ainda na infância sai das terras africanas e vem residir para a paróquia de São Pedro de Abragão em Penafiel, onde fez a sua Primeira Comunhão, Profissão de Fé e recebeu o sacramento da Confirmação, pelo bispo D. João Miranda Teixeira, auxiliar do Porto. No ano de 1999 é colocado na escola secundária de Resende, e deixando-se enamorar pelas pessoas, paisagens e beleza do rio Douro, mudou a sua residência para Resende, onde se integrou na vida social e espiritual na paroquia de S. Salvador. No ano de 2003 contraiu Matrimónio com Cecília Torres, na paróquia de São Miguel de Oliveira do Bairro, diocese de Aveiro, assistido pelo P. Vasco Pinheiro Alves. Em dezembro do ano de 2005 participa no 49º Cursilho de Cristandade, acontecimento importante que ajudou a uma maior proximidade e intimidade com Nosso Senhor Jesus Cristo, e inevitavelmente um grande envolvimento em todas as atividades pastorais da paróquia e diocese.

Fruto desta dedicação, no serviço a Cristo e aos irmãos, ecoa a provocação feita por alguns sacerdotes – Porque não ser diácono? – esta questão foi incendiando o coração, o que levou a dar os passos e a fazer caminho com vista à meta, a ordenação diaconal.

Após o discernimento vocacional com os seus párocos, P. António José Ferreira e P. José Augusto Marques, realizou a formação, o ano propedêutico e estudos Teológicos, no Centro de Cultura Católica da Diocese do Porto. Decidido a consagrar-se totalmente ao Senhor, foi admitido às Ordens Sacras, na igreja da Imaculada Conceição, em outubro de 2021, pelo Sr. Dom António Couto e em dezembro do mesmo ano instituído Leitor. No mês de dezembro de 2022 foi instituído Acólito, na capela do Seminário de Lamego.

Realizados os escrutínios, fez a Profissão de Fé, em todas e cada uma das verdades que estão contidas no símbolo da fé e declarou o Juramento de fidelidade em conservar-se sempre em comunhão com a Igreja Católica. Para concluir o processo de preparação para a Ordenação, realizou Exercícios Espirituais, na Casa da Torre em Soutelo de 15 a 19 de outubro.

No dia 26 novembro de 2023, na Igreja Mãe da diocese de Lamego foi ordenado diácono permanente, para a Igreja de Cristo.

Deixamos dois parágrafos sobre a importância e missão dos diáconos:

«Os diáconos são ordenados pela imposição das mãos, gesto que vem desde os Apóstolos, a fim de realizarem o seu ministério de modo eficaz, fortalecidos com a graça sacramental» (Pontifical Romano 173).

«É próprio do diácono, na medida em que lhe for indicado pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Sagrada Eucaristia, assistir ao Matrimónio e abençoá-lo em nome da Igreja, levar o Viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o povo, presidir à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, presidir aos ritos do funeral e da sepultura. Consagrando-se aos serviços da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de São Policarpo: Sede misericordiosos e diligentes, e caminhai na verdade do Senhor, que Se fez servo de todos (Pontifical Romano 174).


Agradecemos a Deus a vida do Eduardo com a certeza de que “Há mais felicidade em dar do que em receber” (At 20,35).

 

P. Bráulio Carvalho, in Voz de Lamego, ano 94/04, n.º 4732, de 29 de novembro de 2023.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147