Na tarde do passado Domingo, 3 de dezembro
APRESENTAÇÃO DO LIVRO «DOMINGO A DOMINGO»
Num tempo em que as palavras produzem ruído e quase bloqueiam a comunicação, é de relevar ainda mais a singularidade irrepetível da Palavra de Deus.
Com o objetivo de projetar essa mesma Palavra na nossa vida e, ao mesmo tempo, de relançar a nossa vida à luz da Palavra de Deus, foi lançado o livro «Domingo a Domingo. Ressonâncias vivenciais dos textos dominicais», pelo Padre João António Pinheiro Teixeira.
Esta edição, inteiramente patrocinada pelo senhor Joaquim Bernardes-E. Leclerc, refere-se ao Ano B, cujo evangelista predominante é São Marcos. Fica assim completo o itinerário, iniciado em 2021 (referente ao Ano C) e prosseguido em 2022 (incidindo sobre o Ano A).
A apresentação, no passado Domingo (3 de dezembro), decorreu no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, integrada no ciclo de concertos (EN)CANTOS DE NATAL, que teve como primeiro interveniente o Padre Marcos Alvim, acompanhado por três jovens instrumentistas.
No meio das belíssimas melodias entoadas, foi sendo apresentado o sobredito livro, com a leitura de três pequenos excertos. A apresentação esteve a cargo do Cónego José Filipe Mendes Pereira, que reforçou a necessidade da escuta meditada da Palavra de Deus, destacando algumas passagens da Bíblia integradas na trilogia, agora concluída.
Após o muito apreciado concerto, o autor confessou-se «cada vez mais apaixonado pelo Deus da Palavra e pela Palavra de Deus», convidando os circunstantes à escuta serena e prolongada da mesma. Alvitrou até a possibilidade do surgimento de um «ministério do ouvinte», que, a partir da escuta da Palavra de Deus, se disponibilize a escutar os irmãos mais sofredores.
Ressalvou ainda que a sua proposta de leitura não é oferecer uma exegese científica dos textos bíblicos, embora a pressuponha. Pretende, tão-somente, proporcionar uma ressonância vivencial dos mesmos. Insistiu, em consonância com recentes decisões do Papa Francisco, na necessidade de refundar os estudos teológicos sob o paradigma de uma «Teologia Vivencial».
A obra será colocada à disposição do público por apenas 8 euros, revertendo o que for apurado para o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e para o jornal diocesano Voz de Lamego.
SAS
(Serviço de Apoio ao Santuário)