O Sr. D António Couto, bispo de Lamego, realizou, nos dias 6 e 7 de janeiro, a visita pastoral à paróquia de Queimada, no concelho de Armamar.
No dia 6, sábado, realizou um encontro, no Salão Paróquia de Queimada, às 17h00, com os crismandos, os movimentos das paróquias e todos os elementos mais ativos do espaço pastoral confiado ao Sr. Pe. Leontino Alves de Queimada, Tões, São Romão e Lar São João Baptista de Queimada. Foi um encontro muito importante de formação e interação entre todos. O Sr. Bispo, de modo muito coloquial, a todos motivou a seguir a Cristo como nosso “único sentido de viver”. A todos convidou a passarem pelo paço episcopal, a sua casa em Lamego. O Sr. Pe. Alfredo, que acompanhou o Sr. Bispo também nos falou sobre os movimentos das paróquias e a sua relação com a diocese. Depois ouvimos o nosso pároco, que nos falou sobre o sacramento do Crisma e dos outros sacramentos nomeadamente sobre o sacramento da Confissão. Também tomaram a palavra alguns participantes sobre os assuntos dos movimentos paróquias. No final foram todos para a igreja onde se celebrou o sacramento da confissão. O Sr. Bispo também confessou alguns jovens.
No dia 7, Domingo, foi a festa do Crisma com a Eucaristia, na qual toda a população tomou parte. Recebemos o Sr. Bispo com palmas e flores e ao som de foguetes e cânticos, e todos se encaminharam para a igreja, numa passadeira de flores, onde se realizou uma linda e digníssima cerimónia, belissimamente preparada pelos crismandos com a ajuda da catequista Sra. Fátima Medeiros. Os cânticos foram acompanhados ao órgão pelo organista Arlindo Dias. O Sr. Bispo, mais uma vez, falou ao coração de todos motivando-nos a um amor a Deus e ao próximo a exemplo de um Deus que se fez Menino no presépio que no final todos beijamos em adoração. Pelas 15h00, a celebração da Santa Unção no Lar
São João Baptista, para os seus utentes e muitos que das paróquias ali se deslocaram para participarem numa linda cerimónia de muita fé e devoção com muita paz e serenidade.
Terminamos com um lanche convívio, despedindo-nos do nosso Bispo, nosso pastor, com muita satisfação e alegria.
Obrigado Sr. Bispo, volte sempre.
Pedro Alves, in Voz de Lamego, ano 94/08, n.º 4736, de 27 de dezembro de 2023.