A Paróquia de Pinheiros viveu um momento de fé e emoção na celebração do Sacramento do Crisma, que decorreu no último sábado, 14 de setembro, com a presença especial do Sr. Bispo D. António. Este sacramento marca a confirmação do Batismo e o fortalecimento do espírito cristão nos cinco jovens que o receberam. Foi uma cerimónia marcante, repleta de símbolos e espiritualidade, onde os Crismandos reafirmaram o seu compromisso com a fé e os ensinamentos de Cristo.
É com certeza uma marca para as nossas vidas, e como disse o Sr. Bispo Dom António, não foram as mãos dele a deixar a marca no nosso coração, mas sim, as mãos de Deus.
Vai ficar a presença de Deus e apenas queremos que nos acompanhe e proteja, mas também que nunca nos deixe desviar do caminho do Pai.
Também aprendemos a olhar a cruz de maneira diferente. O Sr. Bispo ajudou-nos a ver na cruz as nossas falhas, os nossos pecados, as nossas injustiças, as nossas faltas de olhar ao próximo sem que não estejamos a ver-nos nós próprios.
Mas também ficamos mais confortáveis porque sabemos que temos Cristo de braços abertos na cruz para nos abraçar, proteger, com as mãos abertas para dar e nós com pouco tempo para oferecer.
A nossa geração, infelizmente, é a geração das novas tecnologias, onde encontramos tudo... menos Deus, onde temos tão pouco tempo para Ele e devíamos tê-l’O sempre como o Pai que está sempre a querer o nosso bem.
Além da celebração do Crisma, a jornada foi enriquecida pela romagem ao cemitério, momento solene em que a comunidade se reuniu para rezar e reforçar as memórias daqueles que continuam vivos no nosso coração.
Outro destaque do dia foi a bênção da nova imagem de santa Eufémia, padroeira da nossa paróquia, um ato que encheu de esperança e alegria os fiéis. A bênção marca também o início das festas em honra de santa Eufémia e santa Bárbara, que ocorrerão nos próximos dias, trazendo à comunidade momentos de fé, tradição e convívio.
Bem-haja, Sr. Bispo Dom António, ouvimos e vamos interiorizar as suas palavras tão belas e sábias.
Margarida Silva, Acólita, in Voz de Lamego, ano 94/42, n.º 4770, de 18 de setembro de 2024.