Visita Pastoral de D. António a Lalim

O fim de semana do dia 21 e 22 de setembro, na Paróquia de Santa Maria de Lalim foi vivido com a presença do Senhor Reverendíssimo Bispo D. António Couto.

A visita pastoral iniciou-se no sábado, com almoço convívio com os idosos no Centro Social e Paroquial de Lalim.

Após o almoço, o Senhor Bispo foi recebido na Junta de Freguesia pelo Sr. Presidente, o seu Executivo e pelos membros da Assembleia de Freguesia, juntos rumaram ao cemitério, onde se encontraram com os paroquianos e crismandos, registando-se um momento de oração por todos os defuntos.

Em seguida, fez-se uma visita à Capela de Nossa Senhora da Glória - Ribelas, onde, alguns paroquianos, expuseram a necessidade de obras da mesma, que irão ser concretizadas com verbas angariadas na festa, celebrada em julho.

Na igreja Paroquial de Lalim, teve-se o privilégio do Sr. Bispo acompanhar os demais sacerdotes nas confissões.

Seguiu-se o encontro, no Centro Social e Paroquial de Lalim, com os crismandos, elementos da comunidade paroquial e empresários, onde num “discurso explosivo”, assim apelidado pelo Sr. Bispo, foram expostas questões pertinentes, referentes à missão de evangelizar, concluindo, com a necessidade de uma tarefa árdua, por parte de toda a comunidade.

Findo este encontro, realizou-se um lanche convívio, com saborosos produtos da terra, no qual os presentes, puderam confraternizar.

No domingo, na Igreja Matriz, belamente ornamentada, por prestáveis paroquianos, quer no seu interior, quer no exterior, celebrou-se a Eucaristia e o Sacramento da Confirmação - Crisma presidida pelo senhor Bispo António Couto e pelo pároco da Paróquia de Pe. Agostinho Ramalho.

Neste dia, os 15 crismandos, agora crismados, receberam o Espírito Santo “Sem a força do Espírito Santo não podemos fazer nada. Assim como toda a vida de Jesus foi animada pelo Espírito, assim também a vida da Igreja e de cada seu membro está sob a guia do mesmo Espírito.” Palavras do nosso Papa Francisco.

Que continuem a viver e a transmitir o mandamento que Jesus nos ensinou “Amai-vos uns aos outros com Eu vos amei”.

Enorme agradecimento, a “todos, todos, todos”, envolvidos, nesta Visita Pastoral.

Grupo de catequese, in Voz de Lamego, ano 94/43, n.º 4771, de 25 de setembro de 2024.