Com o intuito de traçar uma trajetória neste Advento, os Convívios Fraternos de Lamego lançam o desafio: “Caminho 25”. Na primeira sessão online, no passado dia 4 de dezembro, Dom António Couto, bispo de Lamego, assumiu o comando da conversa que se desenvolveu num primeiro momento numa breve exposição acerca da temática: “Isaías e o Advento” seguindo-se, de modo mais informal, à partilha de questões dos internautas.
O prelado lamecense, após explicitar em que é que consiste o tempo litúrgico que vivenciamos, convidou que este não cessasse em quatro domingos, mas que, continuamente se adotasse uma postura orante e vigilante sabendo que o Senhor virá.
Interpelou, de igual modo, inúmeras vezes os presentes, que atentamente o ouviam, desafiando-os a permanecer na barca da esperança à semelhança de Isaías que “é um míssil, mas que não dispara estas ogivas que matam, ele dispara ogivas de esperança.”
Convocou os jovens, “secretários de Deus”, a uma relação íntima através da leitura da Sagrada Escritura, exortando a uma postura ativa: “Não vos deis descanso, nem deis descanso a Deus, gritai!”.
Gonçalo Carvalho, Conviva da Diocese da Guarda, in Voz de Lamego, ano 95/5, n.º 4782, de 11 de dezembro de 2024